Feira do Conhecimento
A troca de experiências entre alunos, educadores e famílias fortalece a proposta de Aprendizagem Integral.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Tematizando os conteúdos abordados em sala de aula, os estudantes colocaram em prática o conhecimento científico articulado às diferentes áreas do conhecimento. Foto: Paulinha Kozlowski.
Por Jonatan Silva
Os alunos do 5º ano a 2ª série do Colégio Medianeira participaram no dia 5 de novembro da Feira do Conhecimento, momento em que a comunidade educativa é convidada a conhecer os trabalhos de pesquisa realizados nas Unidades de Ensino.
Tematizando os conteúdos abordados em sala de aula, os estudantes colocaram em prática o conhecimento científico articulado às diferentes áreas do conhecimento. Outro ponto importante: a Feira possui um foco inter e pluridisciplinar, compondo um importante diálogo entre os currículos das séries.
Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, a Feira do Conhecimento sistematiza todos os trabalhos de pesquisa concebidos durante o ano acadêmico. Segundo o educador, a Feira permite olhar a trajetória de trabalho e das aprendizagens desenvolvidas pelos educandos nos núcleos de conhecimentos – Matemática, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens.
“Podemos perceber como esses conteúdos foram trabalhados ao longo do ano, o quanto os estudantes foram motivados por um projeto que envolvia esses núcleos, as aulas de campo, os momentos de formação, as atividades individuais e coletivas e como esses alunos, orientados pelos professores, foram compondo um mosaico de conhecimento”, afirma.
A professora Laryssa Titon reitera que a apresentação aos pais e educadores é o resultado de uma jornada árdua, porém gratificante. “O aluno que se engaja vai ter um olhar diferente no final da pesquisa. Esse é um treino para a vida acadêmica e profissional. Acho que a Feira do Conhecimento é muito importante”, explica a educadora.
A troca de experiências entre alunos, educadores e famílias fortalece a proposta de Aprendizagem Integral do Medianeira e da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Eduardo, estudante do 6º ano, comenta que poder conversar e fazer novas descobertas é o que mais o atrai na Feira do Conhecimento.
Vivian, da 2ª série do Ensino Médio, compartilha da opinião. Segundo a aluna, o trabalho de pesquisa proporciona novas aprendizagens e novas abordagens para conteúdos e assuntos conhecidos.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A participação das famílias é fundamental na Feira do Conhecimento. Foto: Paulinha Kozlowski.
Famílias
O apoio e a participação das famílias são peças fundamentais da Feira do Conhecimento. É a oportunidade de pais, mães e responsáveis interagirem com o cotidiano escolar das turmas e vivenciarem novas experiências.
Segundo Guidini, esse é o momento de entregar à comunidade o resultado de um trabalho que é, ao mesmo tempo, individual e coletivo. O Diretor Acadêmico destaca também a importância da pesquisa para a formação de sujeitos autônomos no decorrer das séries, fomentando uma postura competente, consciente, compassiva e comprometida.
“Visualizamos um conhecimento vivo, que é mediatizado pela pesquisa, que teve leitura e produção escrita, gerando um trabalho que, academicamente, é considerado uma produção de conhecimento novo dentro do espaço escolar na perspectiva da Educação Básica”, salienta.
Na visão de Camila Macedo, mãe de aluna do 6º ano, estar presente durante as apresentações gera mais conforto e segurança aos estudantes. “Temos que mostrar que está junto com ela, tanto na escola quanto na vida. Assim mostramos interesse em saber o que ela está aprendendo”, afirma.
A Feira do Conhecimento simboliza a preocupação do Medianeira em formar sujeitos excelentes humana e academicamente, capazes de ver o mundo pelo prisma da justiça social e do respeito aos demais.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]