26.06.17

Festa Julina 2017

O evento é um dos mais tradicionais da cidade e acontece no dia 1ª de julho.

Por Jonatan Silva

Marque na agenda: 1º de julho, a partir das 10h, é dia da tradicional Festa Julina do Colégio Medianeira. Em 2017, o evento será mais um dos movimentos de celebração dos 60 anos da instituição.

Toda a comunidade está convidada para esse momento de descontração, confraternização e convivência. No total, são esperadas entre 8 mil e 9 mil pessoas para a festa, organizada pelos educadores. Nas palavras de Gilberto Vieira, Diretor Administrativo do Medianeira, a Festa Julina representa a confraternização entre o Colégio e toda a sociedade. “A festa é tradicionalmente organizada por todos os educadores, Montamos uma grande estrutura para receber a todos e fazer desse momento algo para se lembrar”, define.

O tema da Festa Julina será O Sítio do Picapau Amarelo, clássico do escritor Monteiro Lobato (1882 – 1948), que em 2018 completa 100 anos. Para Silvana Ribeiro, coordenadora da Unidade de Ensino da Educação Infantil e do Fundamental I e responsável pela organização do evento, a escolha da temática é um resgate da infância de muitas famílias. “O Sítio do Picapau Amarelo recupera as brincadeiras antigas, o brincar em um espaço diferente do prédio, do shopping”, comenta.

A Festa Julina simboliza também o encerramento do Primeiro Semestre, como uma maneira de agradecimento aos educadores e aos estudantes pelas experiências e aprendizagens vivenciadas até aquele momento. “Tentamos fechar o semestre com chave de ouro. É um momento de troca de energia, uma energia muito boa. É a hora de festejar pela vida e pelo semestre”, completa.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O evento é tradicional e um dos mais esperado de Curitiba. Foto: Paulinha Kozlowski.

Barracas

Como manda o figurino, a Festa Julina do Medianeira está recheada de delícias. Doces típicos julinos, maçã do amor, bombons, churros, pinhão, cachorro-quente e os tradicionais churrasco e pão com linguiça, além de uma barraca de lanche saudável, prometem deixar todos fortificados para a quadrilha. Já o famoso quentão (sem álcool) é garantia para esquentar os dias frios. Mas quem quiser poderá escolher também suco, água, refrigerante e cerveja (sem álcool).

O “arraiá” do Medianeira é também um ponto de encontro para os sempre-alunos, que têm a sua tradicional barraca. O professor Olindo Baggio será o responsável por promover a reunião das turmas e alunos que fizeram parte do corpo discente do Colégio.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Gilberto: “montamos uma grande estrutura para receber a todos e fazer desse momento algo para se lembrar”. Foto: Paulinha Kozlowski.

Sustentabilidade

Como ocorreu em 2016, a sustentabilidade e as ações do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas serão uma das preocupações e focos da festa. Silvana comenta que, para essa edição, as prendas serão artesanais. “São brinquedos com os quais as crianças podem brincar e que não têm descartabilidade automática. A ideia é que a lembrança seja representativa”, explica a educadora e relembra: “as crianças ficaram encarregadas de confeccionar as bandeirinhas com revistas usadas que pedimos às famílias”.

Segundo Roberto Casagrande, responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Medianeira (CEA), atitudes e posturas mais sustentáveis decorrem de ações e responsabilidades comprometidas no cuidado com os demais e com o ambiente. “A educação acontece pelo exemplo e esta é uma oportunidade de nos mostrarmos conscientes de nossas responsabilidades e deveres enquanto educadores e cidadãos”, disse.

Fichas

As fichas podem ser adquiridas com antecedência na Tesouraria do colégio ou na sala de Materiais de Apoio Pedagógico da Fase I do Ensino Fundamental, de 26 a 30 de junho (no dia 30/6 até às 14h30), em kits de R$35,00. Também serão vendidas em barraca exclusiva durante a abertura da Olimpíada.

A festa será encerrada às 17h30 e a troca de fichas que não forem consumidas só poderá ser feita até às 17h45, horário de encerramento da venda e fechamento dos caixas fixos.

Acesso o evento da Festa Julina do Medianeira no Facebook e confira imagens das edições anteriores.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]