21.04.20

Glossário de emoções: Resiliência

Confira como utilizar a razão e a emoção para manter a saúde psicológica da família durante o isolamento.

[fusion_builder_container admin_label=”Intro” hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”no” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”90px” padding_right=”” padding_bottom=”20px” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”2_3″ spacing=”yes” center_content=”no” hover_type=”none” link=”” min_height=”” hide_on_mobile=”no” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” undefined=”” background_repeat=”no-repeat” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”30px” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_imageframe image_id=”28953|full” max_width=”” style_type=”none” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”0px” bordercolor=”” borderradius=”0″ align=”center” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”” linktarget=”_blank” hide_on_mobile=”no” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=””]http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/04/MEDIANEIRA-Glossario-de-emoções_blog-slide-home_resiliencia.jpg[/fusion_imageframe][fusion_separator style_type=”none” top_margin=”40″ alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
“Confira como utilizar a razão e a emoção para manter a saúde psicológica da família durante o isolamento”.
[/fusion_text][fusion_separator style_type=”single solid” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”#ef9a3d” top_margin=”15px” bottom_margin=”35px” border_size=”1px” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”170px” alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

Glossário de emoções: Resiliência

Como você está lidando com seus sentimentos durante o isolamento social? Muitas pessoas já estão há meses quase sem sair de casa, em um esforço coletivo e importante para frear a transmissão do novo coronavírus. Isso tendo de, muitas vezes, cumprir as demandas do home office, cuidar dos filhos que não estão indo para a escola ou universidade e lidar com uma avalanche de informações.

Os diversos efeitos psicológicos neste período de quarentena podem dificultar a busca pelo equilíbrio entre razão e emoção, fundamental para a saúde mental.

Para ajudar a lidar com a situação, conversamos com a psicóloga Karolina Vargas, do Centro de Inclusão do Colégio Medianeira. Ela explica que cada indivíduo tem uma forma de lidar com as adversidades da vida: alguns somatizam doenças, outros ficam com tanto medo que paralisam, enquanto outros trabalham sem parar e assim por diante.

“Existem pessoas que podem até desenvolver quadros de doenças psíquicas, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Porém, diante do desconhecido e das incertezas, é natural que tenhamos angústias. Precisamos, portanto reconhecer e nomear esses sentimentos, para que possamos aceitar as mudanças”.

A importância da resiliência

Para Karolina, é essencial trabalharmos a resiliência, ou seja, a capacidade que o ser humano tem de se adaptar às mudanças, especialmente quando temos filhos.

Para amenizar esses efeitos, ela afirma que é necessário praticar o autoconhecimento, nomear aquilo que está sentindo, avaliar os desejos e, se necessário, procurar ajuda profissional. “Temos de compreender que a experiência do agora nos trará um novo patamar, uma nova perspectiva de crescimento para os outros desafios que iremos enfrentar no pós-pandemia”.

A psicóloga também destaca que a resiliência começa a ser desenvolvida na infância, pois a criança tem maior flexibilidade cognitiva, que é uma função essencial para que possamos nos adequar às diversas situações.

“A resiliência se desenvolve, principalmente, quando impomos limites e fazemos com que os filhos lidem com suas próprias frustrações”, enfatiza.

O que posso fazer?

Confira outras dicas dadas pela psicóloga para reduzir a carga emocional durante o isolamento e promover a resiliência entre a família:

  • Converse com seus filhos sobre o momento, pergunte como eles estão se sentindo e peça que nomeiem seus sentimentos e emoções.
  • Aproveite para estabelecer novas dinâmicas de organização em casa e incentive a disciplina e o pensamento no coletivo para que todos entendam que também são responsáveis por outras pessoas.
  • Disfrute e valorize o tempo juntos, lembrando a todos que tudo isso irá passar.
  • Lembre-se que essa é uma grande oportunidade de ressignificar os valores da vida, diante do que estamos vivenciando.

Este texto faz parte do nosso Glossário de Emoções, compilado de conteúdos sobre sentimentos que têm feito parte do dia a dia de pais e estudantes durante a pandemia. Acompanhe as próximas postagens e compartilhe com a gente outras sensações que você tem vivido – e sobre as quais gostaria de ler mais

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo