04.08.17

Grêmio Ágora 2017/2018

Estudantes e equipe do Ensino Médio participaram da posse da nova diretoria do grêmio estudantil.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O grêmio representa os estudantes dentro do COlégio Medianeira. Foto: Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

O Grêmio Estudantil Ágora 2017/2018 foi empossado na manhã desta quinta-feira (3/8) durante reunião com a direção do Colégio Medianeira e com a equipe do Ensino Médio (EM). Propondo o diálogo e a abertura aos demais, o grupo conta com membros do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do EM.

Para Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, o grêmio é um serviço prestado aos demais estudantes, no sentido de representatividade e comunicação. “Os membros do grêmio devem olhar, tematizar e problematizar ângulos e aspectos importantes da vida do Colégio”, comenta e completa: “Acho que o desafio é fazer com que todos se sintam incluídos”.

Na visão do Diretor Acadêmico, Fernando Guidini, fazer parte de um grêmio estudantil representa um projeto de vida e a possibilidade de aprendizagens fundantes na busca da excelência humana e acadêmica. “Esse é um espaço de discussão e exercício democrático, que muitas vezes está desgastado e desacreditado. Precisamos pensar juntos o colégio que temos e o colégio que nós queremos”, avalia.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] As escolas de educação básica têm a missão de formar lideranças “à luz dos valores da fé”. Foto: Paulinha Kozlowski.

Sujeitos

Alessandro França Quadrado, responsável pelo Serviço de Orientação e Convivência Escolar (SOCE), enxerga o grêmio como viabilizador do diálogo entre o corpo discente e as coordenações. “É muito importante que eles percebam que a atuação dentro do ambiente escolar faz diferença em todo o processo educativo. Isso tem efeito no clima escolar, já que se sentem sujeitos participantes”, resume o educador.

A estudante da 2ª série B, Janina Colen Torrens, presidente do Grêmio Ágora, comunicação entre as diferentes partes que formam a comunidade educativa. “O grêmio é um elo, uma possibilidade de propostas e melhorias para o Medianeira”, afirma.

Como explica o Projeto Educativo Comum (PEC), número 53, as escolas de educação básica têm a missão de formar lideranças “à luz dos valores da fé”, possibilitando aos estudantes da Rede Jesuíta de Educação (RJE) o protagonismo na sociedade em que estão inseridos. Essa é mais uma estratégia na formação de homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Grêmio deve se reunir em breve com as turmas para discutir as propostas apresentadas na campanha. Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]