27.10.17

Intercâmbio: Medianeira e Talken

Os estudantes foram aos EUA para estudar inglês e vivenciar novas experiências culturais e de convivência.

O intercâmbio vai além do aprender um novo idioma e ensina importantes lições sobre convivência e partilha. Foto: Divulgação/Talken.

Por Jonatan Silva

Um grupo de estudantes do Medianeira participou em julho deste ano de um programa de intercâmbio promovido pela Talken English School, parceria do Colégio no ensino de idiomas. Durante três semanas, os jovens estudaram inglês no campus da Stetson University, na cidade de DeLand, na Flórida (EUA), a 40 minutos de Orlando. A experiência foi um importante momento de vivência, convivência e partilha.

Para Magdal Frigotto, diretor da Talken, além do aprimoramento na língua estrangeiras, os intercambistas desenvolvem atitudes mais autônimas em situações do dia a dia. “Se por um lado eles sentem falta do amparo dos pais, por outro, os estudantes gostam da liberdade e da responsabilidade. A gente sente que eles voltam mais maduros”, explica.

Ao escolher o intercâmbio da Talken, o estudante imerge no cotidiano da cidade, conhecendo pontos turísticos, locais históricos, parques de diversão e também espaços urbanos pouco convencionais como uma delegacia de polícia. “Eu não conheço outros programas que fazem isso. A gente faz uma espécie de estudo de meio, aproveita a oportunidade para conhecer o delegado. Ele fala dos índices de violência e de outras questões da cidade”, comenta Magdal.

Enzo Engel Ceron, do 9º ano, relembra os dias passados nos EUA. De acordo com o estudante, as amizades feitas durante o intercâmbio e a percepção de uma cultura diferente foram os aspectos mais marcantes da viagem. “A maioria das pessoas são muito respeitosas com os estrangeiros”, resume.

“Esse pode ser o começo do desejo de estudar fora.” Foto: Divulgação/Talken.

Convivência

A convivência e a interação são importantes dimensões trabalhadas diariamente, e com muita naturalidade, durante o intercâmbio. Em tempos nos quais as comunicações estão cada vez mais mediadas pela tecnologia, a experiência de integração e convívio reais é fundamental para a sustentabilidade das relações – um importante diálogo, por exemplo, com o projeto Abra seus olhos e veja coisas novas.

A cultura é a primeira diferença que salta aos olhos de quem viaja para um país estrangeiro. Por isso, Frigotto ressalta a importância de promover a imersão das turmas nos costumes locais. A educação e o comportamento dos estudantes da Talken também chamam a atenção dos anfitriões.

Segundo Helena Pelanda, estudante da 2ª série do Ensino Médio, a experiência vivenciada no intercâmbio é inesquecível. Muito mais que as aulas de inglês, Helena ressalta a convivência com outras pessoas e as descobertas do dia a dia como fatores que fizeram a diferença na viagem. “Você consegue viver uma vida totalmente diferente em um mundo que não é igual ao seu”, afirma e completa: “a Talken cumpriu com a palavra”.

Mundo vasto mundo

A experiência proporcionada pelo intercâmbio reflete diretamente no desempenho e no compromisso do estudante com as aulas do Colégio. Segundo Magdal, a chave de todo esse processo é a ampliação de horizontes e da visão de mundo. “Esse pode ser o despertar do desejo de estudar fora”, diz. Enzo, que já tinha a vontade de realizar estudos em outro país, afirma que o intercâmbio promovido pela Talken reforçou esse desejo. A formação global do estudante, como o ilumina o Projeto Educação Comum (PEC), n. 31, é fundamental para o despertar de uma consciência para um mundo mais justo e fraterno.[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_images picture_size=”fixed” hover_type=”none” autoplay=”no” columns=”5″ column_spacing=”13″ scroll_items=”” show_nav=”yes” mouse_scroll=”no” border=”yes” lightbox=”yes” class=”” id=””][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/10/IMG_0106.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/10/IMG_0131.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/10/IMG_0137.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/10/IMG_0140.jpg” alt=””/][/fusion_images][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]