09.02.18

Jelson Oliveira: educação e sociedade

O filósofo e o professor da PUCPR conversou com os educadores do Medianeira.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para o pensador, as pessoas estão cada vez menos interessadas naquilo que é público, focando somente no individual. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

O filósofo e professor da PUCPR, Jelson Oliveira, conversou com os educadores do Colégio Medianeira na manhã desta terça-feira (6/2). O bate-papo chamado “Contexto, educação, conhecimento: as pertinências de um aprender integral e significativo” tratou dos desafios da sociedade contemporânea no âmbito da educação.

Para o pensador, as pessoas estão cada vez menos interessadas naquilo que é público, focando somente no individual. “Uma vida orientada só para o imediato faz com que tenhamos uma existência medíocre”, analisa. Sob esse prisma, é preciso que a escola sintetize em seu ambiente a sociedade ideal, isto é, pautada pelo respeito e pela abertura aos demais.

Carlos Alberto Jahn, Diretor do Colégio Medianeira, destacou que 2018 deve ser um ano pautado pela criatividade e pela esperança. O educador ressaltou também a importância do olhar atento ao novo sem que, para isso, seja preciso deixar de lado aquilo que já faz parte da identidade da comunidade educativa.

Aprendizagem integral

Todos os olhares para o futuro têm como objetivo principal proporcionar experiências significativas de aprendizagens para os estudantes. Nesse sentido, o centro de todo o processo deve estar no educando – sendo ele também chamado a participar de maneira ativa dos encaminhamentos pedagógicos.

“É fundamental que o estudante saiba que é importante, do ponto de vista de aproveitamento e desempenho, uma posição menos passiva. O professor tem que pensar cada vez mais em processos que motivem para atitudes mais ativas”, comentou Jelson.

Em outras palavras, uma aprendizagem integral, perpassando as várias dimensões do conhecimento, é o resultando das relações e mediações do conhecimento. Oliveira defende, por exemplo, o uso da tecnologia como um meio para o processo efetivo. “A sociedade muda muito com a tecnologia e precisamos saber como usá-la. Antes da tecnologia, é necessário estar consciente do método para aplicá-la na aprendizagem”, disse.

As aulas do Colégio Medianeira retornam no dia 15/2, do 2º ano do Fundamental ao Ensino Médio, e 19/2 para a Educação Infantil ao 1º ano do Fundamental.

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