16.10.17

JESEDU-Rio 2017

A educação básica jesuíta discute a criação de uma agenda global comum para orientar o trabalho em rede.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O JESEDU foi organizado pela RJE-BRA pela FLACSi, reunindo mais de 60 Delegados de todo o mundo. Foto: Divulgação.

Por Jonatan Silva

O Rio de Janeiro sediará entre os dias 16 e 20 de outubro o Congresso Internacional dos Delegados Para a Educação Básica (JESEDU). Estão presentes os Delegados para a Educação Básica das seis Conferências (América Latina, América do Norte, Europa, África, Sul da Ásia e Ásia do Pacífico), os 62 Delegados das redes nacionais e os membros da Comissão Internacional para o Apostolado Educativo (ICAJE). 

O encontro tem como principal objetivo fortalecer o trabalho em rede entre as instituições jesuítas de todo o mundo e permitir uma atuação “como corpo universal com uma missão universal”, foi organizado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE-BRA) e pela Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). Os mais de 60 Delegados discutirão três grandes temas: 1º Tradição: um chamado à inovação; 2º Nossa experiência de Deus: em diálogo com os diversos olhares; 3º Cuidando da nossa casa comum: ecologia e justiça social. No último dia haverá a participação do Pe. Geral, Arturo Sosa, que falará sobre a Rede Global de Colégios da Companhia de Jesus como meio para servir melhor à nossa missão educativa/ pedagógica para sermos “ministros” do apostolado de educação. 

Para P. Mário Sündermann, Delegado Para a Educação Básica no Brasil, o JESEDU tem como principal horizonte despertar a consciência global. “A Companhia de Jesus está presente nos cinco continentes, porém, percebemos que há um potencial de universalidade adormecido nas centenas de unidades presentes no mundo. Queremos aproveitar o encontro para pensarmos juntos em soluções”, explica, e completa: “vislumbrar a cidadania global supõe formar para universalidade, tema tão próprio da Companhia de Jesus, e requer uma educação integral numa perspectiva global”. 

O JESEDU carrega consigo também a marca do diálogo que caracteriza o modo de agir dos Jesuítas. Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, observa no congresso uma oportunidade fundamental para a discussão de temas que permitem ler e interpretar os nossos tempos.  

“Trazer um evento com este para o Brasil, em uma realidade latino-americana, e pensar a educação a partir dos povos do sul, é um sinal de que a Companhia de Jesus se abre, se torna sensível à leitura de mundo e de contexto do que é a educação. Com esse movimento, a Companhia interpreta e estabelece as suas novas prioridades apostólicas no campo da missão pedagógica”, comenta Guidini. 

Presença apostólica 

Ainda que o JESEDU seja uma estratégia em nível mundial, as reflexões propostas no encontro reverberam diretamente nas escolas e colégios ao redor do globo. Segundo Guidini, isso é perceptível no sentido de fazer da comunidade educativa uma presença apostólica da Companhia de Jesus. 

“A partir do momento em que a comunidade se abre e se faz presente, ela se torna sensível às provocações que vêm desse encontro, colocando-se em uma posição de acolhimento frente à novidade advinda destes dias de oração, estudos e debates acerca da tradição e atualidade da proposta educativa da Companhia de Jesus”, resume.

O olhar voltado à cultura e à identidade local não impede que as escolas e colégios jesuítas integrem uma comunidade de expressão territorialmente mais ampla. De acordo com P. Mário Sündermann, os pensamentos locais e globais caminham em sintonia por estarem sobre a tríade de tempos, pessoas e lugares. “Não é interessante separar o local e o global, até porque somos cidadãos do mundo”, destaca. 

Streaming  

Duas vezes por dia, o JESEDU disponibilizará em tempo real, via streaming, entrevistas com os participantes do encontro. As conversas poderão ser acompanhadas pelo Facebook e também pelo site Educate Magis. Todos estão convidados a participar desse momento de reflexão e debate[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo