P. José Ivo: justiça socioambiental no combate às desigualdades
A conversa com os educadores marcou a abertura do 2º semestre no Colégio Medianeira.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] P. José Ivo apresentou aos educadores o percurso da Companhia de Jesus em prol de uma postura mais sustentável.
Por Jonatan Silva
O Colégio Medianeira recebeu nesta quarta-feira (1º/8) a visita do P. José Ivo Follmann, Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e Diretor de Assistência Social da Associação Antônio Vieira (ASAV). O jesuíta conversou com os educadores a respeito da Justiça Socioambiental como elemento importante na Educação Básica para a formação de pessoas em sua integralidade.
Follmann contextualizou a preocupação da Companhia de Jesus sobre a relação do sujeito com a natureza. Para o Secretário, “vivemos em tempos perversos”, nos quais um dos principais frutos é a falta de cuidado com a Casa Comum. “Os que sempre sofrem as consequências são os mais pobres”, comenta.
Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, ressalta que a sensibilização para a justiça socioambiental é uma oportunidade prepara a comunidade educativa para a ressignificação do fazer educativo. “A fala nos provoca a pensar, como Colégio, em que momento estamos e como dialogamos em nossa proposta curricular com as grandes diretrizes da Província Brasil dos Jesuítas na perspectiva da justiça socioambiental”, enaltece o educador.
José Ivo observa que o compromisso da Companhia de Jesus com a construção de um mundo mais justo e fraterno passa pela discussão socioambiental em todas as obras jesuítas. “Fazer justiça socioambiental contribui no combate às desigualdades”, explica.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Guidini: “as provocações são de extrema atualidade”.
Ruptura
Durante a conversa, Follmann – que é professor da Unisinos desde 1973 – abordou também a necessidade de romper as noções pragmáticas do conhecimento, celebrando o saber sem restrição de áreas e barreiras criadas pelos homens. “Eu sonho que as universidades possam construir realmente um conhecimento que rompa com os departamentos e as desigualdades”, sentencia P. José Ivo.
Os comentários de P. José Ivo vão ao encontro da proposta de formação integral do estudante do Colégio Medianeira e da Rede Jesuíta de Educação, fortalecendo as trocas de experiências e vivências entre os pares. “As provocações são de extrema atualidade e tem uma importante conexão com o que pensamos para as nossas turmas da Educação Básica naquilo que é uma abertura para as questões de justiça e na relação com o outro”, diz Guidini.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Representantes da CVX fizeram um importante convite à comunidade educativa.
EVC
A Comunidade Vida Cristã (CVX), formada por leigos inacianos, também participou do momento e comentou sobre a necessidade cada vez mais premente de espiritualização e contato com a palavra de Deus.
Os educadores foram convidados a participar dos Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana (EVC), que tem como base os ensinamentos de Santo Inácio, e que tem o primeiro encontro realizado no dia 2 de agosto após a celebração na Capela Santo Inácio, no prédio administrativo.
A visita de P. José Ivo faz parte das celebrações da Semana Inaciana. Para conhecer mais sobre a vida de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, ouça o quinto episódio do MedCast, o podcast do Medianeira.
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]