Pandemia evidencia a importância da formação humana
O carisma inaciano colabora para um suporte personalizado aos estudantes em tempos de crise.
Se listarmos os profissionais que mais precisaram se reinventar e superar desafios nesta pandemia, seguramente os educadores estarão no topo da lista. Em pouco tempo, foi necessário redesenhar o funcionamento do Colégio Medianeira e criar um novo jeito de ensinar para que a aprendizagem e, principalmente, a formação humana dos estudantes não fosse prejudicada.
“O Colégio faz parte da Rede Jesuíta de Educação e isso colaborou para que pudéssemos enfrentar com serenidade e criatividade as situações inéditas que este período nos impõe”, esclarece Vinícius Soares Pinto, coordenador da Midiaeducação do Medianeira.
Ele explica que o aprendizado em sala de aula, seja presencial ou virtual, precisa fazer sentido na vida do estudante fora do ambiente escolar, pois o objetivo da pedagogia inaciana que nos rege é educar cidadãos para o mundo. Assim, a pandemia apenas evidenciou ainda mais a necessidade da leitura de contexto por parte do Colégio, dos estudantes e dos docentes.
“No Medianeira, a aprendizagem do estudante ganha forma pelas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. Independentemente da situação, ensinamos as crianças a viver com autonomia, inovação e criatividade e a trabalharem por uma sociedade de valores mais humanos e sustentáveis”, garante o coordenador.
Cura personalis
Em meio à crise que estamos vivendo, a maneira de educar do Medianeira se remete à sua origem: Santo Inácio de Loyola e a abordagem da cura personalis.
De acordo com Vinicius, trata-se da cura apostólica que se refere aos valores e à missão da Companhia de Jesus. “Cura personalis remete ao cuidado e ao acompanhamento especial dedicados a cada pessoa”, define o coordenador.
Especialmente em tempos de crise como este, procuramos expandir o humanismo e assumir compromissos, propondo uma escuta atenta aos sinais que desafiam a humanidade e reconhecendo que a educação não pode se restringir a avaliações de conteúdo e aprendizagem. Envolve, principalmente, exprimir o que aflige pais e estudantes e estimular a esperança.