09.04.18

Pausa Inaciana no 8º ano

Antes das aulas de Ensino Religioso, os estudantes realizam um momento de meditação e reflexão.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

Inspirados pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, os estudantes do 8º ano do Colégio Medianeira praticam a Pausa Inaciana, um momento de meditação durante as aulas de Ensino Religioso. Os momentos de reflexão têm como base o silêncio e autoconhecimento, heranças da tradição inaciana. Trabalhar a dimensão espiritual, de maneira integrada ao currículo, demonstra que “a aprendizagem se dá na perspectiva do desenvolvimento pleno do sujeito”, como ilumina o Projeto Educativo Comum (PEC), n. 29.

Para Matheus Cedric Godinho, professor responsável pela iniciativa, a Pausa Inaciana, que é também uma técnica de meditação, faz com que os estudantes aumentem sua concentração, passem a se conhecer melhor e consigam estar mais em contato consigo. “A meditação acentua aquilo que chamamos no Colégio de Aprendizagem Integral, que é uma educação para além da questão intelectual e que está voltada à construção do sujeito como um todo, na abertura aos demais”, afirma o educador.

Segundo Gian Lucca, um dos jovens que participam da Pausa Inaciana, a meditação não fica somente na sala de aula e passa a fazer parte de vários momentos na vida fora da escola. “Eu me sinto muito mais calmo e agora pratico também com a minha família”, comenta. A estudante Bárbara concorda com o colega de classe. “Normalmente, quando estou com alguma dor, eu medito e ela acaba passando”, comenta.

Diferença

Cedric ressalta que as mudanças são perceptíveis logo nas primeiras vezes em que os estudantes praticam a meditação. “De imediato percebemos que as turmas ficam muito mais preparadas para uma leitura, ficam mais tranquilas em relação às situações do dia a dia. Ao longo do ano, é possível perceber que os estudantes ressignificam esse momento e eles próprios trazem relatos do quanto a Pausa Inaciana é importante e de como se utilizam dela em momentos que exijam atenção ou autocontrole, como antes das provas”, explica.

Bárbara, que ingressou no Medianeira neste ano, já sente a diferença de parar alguns minutos por dia para refletir. “Eu era uma pessoa muito nervosa e, pela meditação, eu consigo ficar muito mais calma”, diz.

Espiritualidade

A ideia de desenvolver a técnica com as turmas partiu da própria experiência do professor Matheus com os Exercícios Espirituais e também de uma vasta pesquisa sobre os efeitos da prática de meditação em escolas no Brasil e no mundo.

“Descobri que cada vez mais espaços educativos tem investido na qualificação do tempo dos estudantes com processos que levem ao autoconhecimento e sensibilização à dimensão espiritual. A escola precisa formar também seus alunos para o trato das emoções e para o aprofundamento em si, isso também é currículo! Afinal, vivemos um contexto sociopolítico em que a competência intelectual não basta, é preciso empatia, serenidade e sensibilidade para lidarmos com os conflitos que a vida moderna nos impõe”, afirma Godinho.

Na visão do educador, meditar é seguir os passos deixados por Inácio de Loyola. O educador relembra que, quando o fundador da Companhia de Jesus se retira para registrar os Exercícios Espirituais, é que reconhece o projeto para o qual foi chamado. “A oração meditativa foi justamente o ponto de virada de toda vida de Inácio. É isso que buscamos também em sala de aula“, enaltece.

Ao redor do mundo

Além do Medianeira, outras instituições da Rede Jesuíta de Educação ao redor do mundo também convidam os seus estudantes à Pausa Inaciana. Entre eles estão:

Colégio Santo Ignácio de Loyola (Porto Rico);

Colégio Del Salvador (Argentina);

Le Caousou (França).[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]