26.05.22

Pegadas de Santo Inácio

Um projeto voltado para a formação de colaboradores leigos.

Pegadas de Santo Inácio

Por Padre Nereu Fank, S.J.

Entre os dias 19 e 21, retomamos as etapas formativas do Projeto Pegadas de Santo Inácio. Trata-se de um projeto voltado para a formação de colaboradores leigos e acontece entre os Núcleos Apostólicos da região sul do Brasil.

É um projeto criado há mais de 20 anos e visa proporcionar espaços de estudo e vivência da espiritualidade inaciana. Durante o auge do contexto pandêmico as etapas formativas não foram oferecidas. Inspirados pelo Ano Inaciano e pelas Preferências Apostólicas Universais, foi atualizado e rescrito. O novo projeto oferece quatro etapas formativas que devem acontecer no espaço de dois anos. O objetivo é conhecer, estudar e vivenciar a espiritualidade inaciana adaptada à realidade de cada participante, familiarizando os colaboradores com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus em sintonia com o Plano Apostólico da BRA.

O encontro marcou a retomada do projeto e teve como lugar o CECREI, em São Leopoldo. Sete educadores do Colégio Medianeira participaram desse momento ao lado de colegas dos colégios Catarinense e Anchieta, escolas do Fé e Alegria e do Serviço Jesuíta à Migrantes e Refugiados (SJMR). A assessoria foi do Pe. Dionysio Seibel, S.J.

Relato da experiência vivida pela educadora Kelly Cordeiro Martins, professora do colégio Medianeira:

A oportunidade de participar das Pegadas de Santo Inácio foi um presente que aconteceu no momento certo. Foi possível uma aproximação sobre a história e obra de Santo Inácio, como pessoa e trajetória de vida. ‘Em tudo Amar e Servir!’ proporcionou uma reflexão profunda sobre FÉ, reconhecer Jesus em todas as coisas, maravilhar-se por seu amor e perceber a ação do Espírito Santo em mim, na natureza, nas crianças, nas pessoas.

Por meio do início dos Exercícios Espirituais, buscamos o discernimento sobre a vida e as escolhas que fazemos, um verdadeiro exame de consciência sobre ser e levar o amor! Portanto, pretendo levar essa experiência aos lugares por onde passar, reconhecendo-me como pertencente à missão baseada na Pedagogia Inaciana, constituindo para a formação de uma sociedade mais humana”.