28.04.16

Profª Angela Coutinho no Parcerias

A palestra debateu a importância da Educação Infantil para a formação integral.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para a professora da UFPR, é preciso legitimar a Educação Infantil. Foto: Jonatan Silva.

Texto por Jonatan Silva

O Projeto Parcerias do Colégio Medianeira recebeu nesta quinta-feira (28/4) a visita da professora Angela Coutinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para conversar sobre o tema “Currículo e a base curricular comum”. A palestra, que contou com representantes das oito escolas envolvidas na iniciativa, debateu a importância da Educação Infantil para a formação integral do sujeito e as dificuldades encontradas durante o processo.

Para a professora do Medianeira e coordenadora do Parcerias, Danielle Strapassoli, a presença de Angela Coutinho enaltece o compromisso do projeto. “Ela é uma referência no Paraná. Trazê-la ao Colégio é reforçar as discussões que fazemos e as propostas que elaboramos para as escolas que participam desse encontro”, comentou a educadora.

O convite serviu também para apresentar os paradigmas que rondam as questões do currículo e da aprendizagem. “Acho que o grande desafio atualmente é fazer com que o currículo seja o espaço para as diferentes vozes do colégio: vozes dos professores, vozes das famílias e das crianças. O currículo não pode ser apenas um documento físico, mas uma concepção, uma defesa e uma certeza de que realmente responda às demandas da sociedade”, afirmou Angela.

Segundo Danielle Strapassoli, em um país de dimensões continentais como o Brasil, o currículo precisa refletir as diversas realidades – e permitir às escolas de Educação Infantil a adaptação às suas necessidades.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Representantes das oito escolas do Projeto Parcerias estiveram presentes na palestra. Foto: Jonatan Silva.

Educação Infantil

A importância da legitimação da Educação Infantil enquanto produção de conhecimento, a necessidade de se observar a infância sob a ótica de uma construção e organização social e, por último, o valor do processo de formação foram objetos de debate nesta manhã. Para a professora Angela Coutinho, o currículo precisa ser apresentado como uma ferramenta a reduzir as desigualdades e permitir maior vivência e convivência.

“À medida que a Educação Infantil é anunciada como uma primeira etapa da educação básica, ela compõe um conjunto de diferentes passos e que tem como objetivo o desenvolvimento integral de alunos e alunas”, esclarece a professora.

Essa é a segunda visita da professora Angela Coutinho ao Projeto Parcerias. Em 2015 a docente da UFPR conversou sobre a avaliação no contexto da Educação Infantil.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]