07.04.16

Projeto Parceiras: além das fronteiras

Henrique Soárez, diretor do Colégio 7 de Setembro, de Fortaleza, visitou o Medianeira e o projeto.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Foto: Diego Zerwes.

Texto por Jonatan Silva

O Projeto Parcerias do Colégio Medianeira recebeu nesta quinta-feira (7/4) a visita de Henrique Soárez, diretor do Colégio 7 de Setembro, de Fortaleza, no Ceará. Instigado pelo caráter inovador do projeto, Soárez vê no Parcerias um importante modelo para interação e troca de experiências entre diferentes instituições de ensino.

O diretor relembra que conheceu a iniciativa por meio de uma revista. “Nos primeiros parágrafos já entendi que era algo muito interessante”, disse, e completa: “um projeto em que escolas se relacionam me pareceu muito rico.”

Para Soárez, apensar das diferenças encontradas nas realidades das comunidades educativas, o cotidiano escolar é muito parecido e o intercâmbio de abordagens é fundamental para que se alcancem soluções criativas e definitivas.

A professora do Medianeira Danielle Stapassoli, coordenadora do projeto, visualiza o mesmo cenário. “A conversa entre os colégios soma na troca entre eles, mas soma também para pensar a educação no Brasil, como uma necessidade a ser fortalecida”, pondera a educadora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Foto: Diego Zerwes.

Participação

A integração entre as escolas que fazem parte do Projeto Parcerias é vista por Soárez como um exemplo positivo de protagonismo do Colégio Medianeira. “Você sente que a viagem até Curitiba tem o valor de pegar o ecossistema e as sutilezas da iniciativa. ”

A visão é compartilhada por Danielle Stapassoli. “Os diferentes contextos transformam os encontros e nos ajudam a entender melhor o processo educativo”, disse.

Para Soárez, a formação da Rede Jesuíta de Educação, enquanto rede propriamente dita, é um ponto muito interessante de convergência e unidade. “Achei muito legal essa formatação”, concluiu o diretor do Colégio 7 de Setembro, que completou 80 anos em 2015.

Para conhecer mais sobre o Projeto Parcerias, clique aqui.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]