21.08.15

Qualidade do ar

Ensino Médio visita Centro de Educação Ambiental Medianeira para monitorar e analisar a qualidade do ar.

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio estão, durante o mês de agosto, monitorando e analisando a qualidade do ar na região do Colégio Medianeira e na região metropolitana de Curitiba, especificamente em Piraquara.

Esta atividade está dentro da proposta de Sustentabilidade, afinada com a Agenda 21, que o núcleo de Ciências Naturais e matemática desenvolvem na 3ª série do Ensino Médio. A saber, na 1ª série estuda-se a qualidade do ar, na 2ª, água e solo e na 3ª esses a relação desses elementos naturais na perspectiva urbana às questões profissionais.

No 1º ano, em química, o estudo da qualidade do ar monitora e analisa o gás ozônio(O3), que, de 18 a 50km da crosta terrestre, protege os seres vivos das radiações UVA e UVB. Próximos a nós, por outro lado, pode causar problemas respiratórios graves, como bronquite, enfisema pulmonar, problemas cardíacos e câncer. Esse gás é produzido a partir de óxidos de nitrogênio, emitidos pela queima de combustíveis fósseis, que, ao entrarem em contato com a radiação solar, acabam provocando uma reação química cujo resultado é o ozônio.

A professora de química, Leonora Comegno, comenta: “Esse monitoramento é realizado no mês de agosto devido à inversão térmica, responsável por diminuir a umidade do ar, que ocorre nesse período. Portanto, os alunos medem a umidade do ar no psicômetro, construído com garrafa PET, fazem em laboratório o indicador químico do Ozônio e plantam a Nicotiana tabacum, que é o indicador biológico mais indicado para esse gás”.

Física e matemática monitoram a velocidade do vento e a poluição sonora, coletam esses dados, tabulam e analisam em tabelas e gráficos. Os alunos constroem o anemômetro para fazer essa medição.

Em Biologia são coletados líquens e realizado um “safari fotográfico” dos locais onde foram encontrados. Na escola, os alunos fazem a análise em laboratório, por meio de adição de reagentes químicos a esses líquens , para verificar o tipo de poluente absorvidos.

Todas as disciplinas efetuam na escola os mesmos procedimentos realizados no Centro de Educação Ambiental, para depois serem comparados. Em química, o teor de ozônio é ainda comparado com dados oficiais , em níveis nacionais e locais e uma nova análise é realizada.

Fotos de Paulinha Kozlowski