30.08.16

Resgate histórico da RJE

Palestra trouxe aspectos da trajetória dos jesuítas que chegaram ao Brasil com uma missão evangelizadora.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] P. Klein comentou a importância da presença jesuíta no Brasil.

A abertura oficial do Seminário da Rede Jesuíta de Educação aconteceu na manhã dessa segunda-feira (29/08), no CECREI, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O Delegado para Educação Básica da BRA, P. Mário Sündermann, abriu a manhã de atividades ressaltando o momento vivenciado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) ao concretizar o Projeto Educativo Comum (PEC). “Estamos celebrando uma conquista coletiva da Rede, uma oportunidade de qualificar e renovar nossos centros educativos, confiando no potencial de nossos profissionais”, afirmou.

A primeira palestra da manhã, Resgate histórico da Educação Jesuíta: experiência Inaciana, foi apresentada pelo Pe. Luiz Fernando Klein e trouxe aspectos da trajetória dos jesuítas que chegaram ao Brasil com uma missão evangelizadora e educativa dos povos que aqui estavam. Segundo ele, o trabalho desses jesuítas foi marcado pela criatividade e ousadia, valores que são muito presentes até hoje, inclusive, nesse momento vivido pela Rede ao atualizar sua proposta educativa a partir do PEC. “Naquela época, os jesuítas não tinham referencial para nortear suas instituições, utilizando os Exercícios Espirituais para isso”, explicou.

Klein também destacou as estratégias educativas utilizadas na época e os métodos pedagógicos, utilizando formas dinâmicas de ensino aos indígenas como o canto e o teatro, por exemplo. Nesse sentindo, citou o exemplo de Pe. José de Anchieta que foi o principal educador, destacando-se pela agilidade intelectual e a criatividade pedagógica.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Educadores se reuniram em grupos para refletir e compartilhar impressões.

Para finalizar, Klein trouxe obras e documentos que se tornaram referenciais pedagógicos para os colégios da Companhia de Jesus e citou ainda a existência do Centro Virtual de Pedagogia Inaciana, uma plataforma digital com documentos, fontes bibliográficas, vídeos e outros recursos selecionados para apoiar os centros educativos da Companhia de Jesus.

Após a palestra, os participantes reuniram-se em grupos para partilhar reflexões, que depois irão compor um relatório a ser encaminhado no último dia de Seminário, 31 de agosto.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

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