24.11.16

Oficina de Cinema vence prêmio no Rio

Oficina de Cinema produz filme por meio da linguagem do game Minecraft.

Alunos usaram Minecraft para criar “remake” de curta-metragem. Foto: Reprodução/Alexandre Rafael Garcia.

Por Jonatan Silva

O curta-metragem Reviravolta 2.0, produzido pelos alunos da Oficina de Cinema e Fotografia do Colégio Medianeira, foi um dos grandes destaques da mostra cinematográfica da Festa das Linguagens (FLIM) deste ano. O filme é uma adaptação produzida com o game Minecraft e inspirado no curta Reviravolta (2014), também criado pelos alunos.

A ideia de usar o jogo como base para o reboot nasceu, de acordo com o professor Alexandre Rafael Garcia, responsável pela oficina, do envolvimento dos estudantes com o universo do Minecraft. “Eles assistem muitos canais do Youtube com game plays e pensei que poderíamos usar isso de maneira criativa dentro da Oficina de Cinema. Até hoje eu não vi nada parecido”, comenta o educador.

Desafio lançado, a turma iniciou os processos de composição de cenários e personagens. Como o curta anterior era ambientado no Colégio, os cineastas mirins precisariam reproduzir as paisagens e dependências para Reviravolta 2.0. “Isso não é tão simples quanto pegar o Minecraft e jogar”, explica Alexandre.

Para o educador, trazer a linguagem da sétima arte para próximo do universo dos estudantes cria uma importante abertura para o despertar de um olhar sensível e crítico e, claro, o interesse por essa linguagem como expressão. “Nosso objetivo nesse projeto não era exercitar a capacidade de copiar a aparência do filme dentro do Minecraft; mas sim exercitar uma forma de adaptação narrativa e também uma outra forma de expressão audiovisual. Compreendemos que o jogo, assim como o filme, tem especificidades e procuramos lidar com esses potenciais criativos”.

Comparação entre a primeira versão, um curta mudo, e a segunda, realizada com o game. Foto: Reprodução/Alexandre Rafael Garcia.

Participação

Daniel, aluno da 1ª série do Ensino Médio e também da oficina, é responsável pela edição do curta. Segundo o estudante, a possibilidade de estudar cinema no Medianeira fez com que ele mudasse de colégio. “Eu sempre gostei de editar e eu descobri aqui tinha a oficina, isso é muito legal. É muito bom poder editar com uma razão”, afirma.

Poder aliar cinema e jogos fez a diferença para Daniel, que tem interesse também no desenvolvimento de games. Para o aluno, a Oficina de Cinema e Fotografia permitiu novas aprendizagens e vivências. Daniel comenta que sua grande descoberta foi a influência do editor no ritmo do filme.

Pequeno Cineasta

O curta mudo Reviravolta, que surpreendeu o público que compareceu à exibição durante a FLIM em 2014, venceu, na categoria Nacional Criança – Júri Popular, o 6º Festival Internacional Pequeno Cineasta, que aconteceu no Rio de Janeiro em novembro deste ano.

A Oficina de Cinema e Fotografia, e também as demais atividades do Centro de Artes e do Centro de Esportes, é um importante movimento de Aprendizagem Integral e de sensibilização estética, além de fortalecer o Projeto Pedagógico do Medianeira e a busca pela formação de sujeitos competentes, criativos e comunicativos.

Confira abaixo a galeria de fotos