18.08.16

Semana do amigo na Escola de Arte

Os alunos podem indicar amigos, que farão aulas experimentais da Escola de Arte.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos da Oficina de Dança em uma apresentação no Colégio. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

De 22 a 26 de agosto, a Escola de Arte do Colégio Medianeira promove a Semana do Amigo. Cada aluna poderá trazer até dois convidados, que estejam no 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental, para participar de aulas experimentais das oficinas. As atividades fazem parte de três núcleos, “Som, movimento”, “Pinta e Borda” e “Faz de Conta”, e trabalham as múltiplas linguagens artísticas.

A Escola de Arte, assim como as outras oficinas do Centro de Artes, faz parte da proposta de Aprendizagem Integral do Medianeira que, por meio da troca de experiências e da convivência, promove a articulação de diversões saberes nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-comunitária.

Para Martinha Vieira, coordenadora do Centro de Artes, a Escola de Arte funciona como um primeiro contato entre a criança e o universo artístico e, por isso, está focada nas séries iniciais e na formação integral. “Essa é uma maneira de ter uma percepção mais abrangente do que é arte, experimentando diversas linguagens”, explica a educadora.

Estética e expressão

O trabalho da Escola de Arte é focado na sensibilização da percepção estética dos estudantes, permitindo o diálogo entre as diferentes linguagens artísticas. Na opinião de Bruno Ruiz, do núcleo “Pinta e borda” e professor da oficina de Artes visuais, é importante não restringir a visão do aluno sobre a arte, mas permitir a interpretação e a criação de novas obras.

A arte é também um convite ao aluno se expressar e se posicionar. A professora de Teatro, Karina Amorim, arremata que “é fundamental que todas as crianças tenham a oportunidade de descobrir a melhor maneira de trazer ao mundo as suas opiniões e visões”.

As atividades acontecem das 18h às 18h50, em diversos espaços do Medianeira.

Segunda – Faz de Conta – Professora Luciane Hagemeyer – Sala do Clube do Livro no Medianeirinha

Terça – Movimento – professora Karina Amorim – Sala de Teatro do Centro de Artes

Quarta – Som – professor Alex Zanão – Sala de Música do Centro de Artes

Quinta – Movimento – professora Daniela Nery – Sala de Dança no ginásio 1