Semana Inaciana
Em homenagem ao fundador da Companhia de Jesus, o Medianeira preparou diversas comemorações.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] “Hoje, mais do que nunca, precisamos de pessoas com uma cosmovisão ampla, abertas ao novo e ao diverso que nos rodeia”, diz Guidini.
Texto por Jonatan Silva
Para marcar o dia de Santo Inácio, comemorado no próximo domingo (31/7), o Medianeira preparou a Semana Inaciana, uma série de celebrações entre os dias 25 e 29 de julho. Gênese da proposta pedagógica do Medianeira e da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola foi um homem do seu tempo, que soube ler como poucos o Século XVI, portanto, relembrar seus pensamentos é também uma maneira de atualizar suas ideias e contextualizá-las com as experiências e vivências dos nossos dias.
Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, vê em Santo Inácio o exemplo de comprometimento com a fé e com os demais. Para Guidini, os ensinamentos de Inácio devem ser seguidos muito mais por obras e ações que por palavras.
“Hoje, mais do que nunca, precisamos de pessoas com uma cosmovisão ampla, abertas ao novo e ao diverso que nos rodeia. Precisamos de pessoas comprometidas com a causa comum da vida, conscientes de que a fé que professamos é dever de justiça, competentes e em vista do magis na diversidade de dimensões e situações da existência, compassivas consigo, com o outro, com o espaço em que vivem, com Deus”, reflete.
A Semana Inaciana simboliza também uma doação, o colocar-se à disposição com gratuidade e dádiva, o que Padre Pedro Arrupe sintetizou na frase: “somos mais quando nos abrimos aos demais”.
Lideranças inacianas
A educação e a compreensão de que o conhecimento não acaba em si mesmo são pedras fundamentais do pensamento inaciano, capaz de contornar a liquidez de nosso tempo e de permitir a todos sentir e saborear plenamente o que se vivencia no cotidiano. De acordo com a professora de Ensino Religioso do 6º ano do Colégio Medianeira Lidiane Carneiro, os ensinamentos de Santo Inácio devem ser como faróis “que impedem que sejamos meramente conduzidos pelas circunstâncias a privilegiar o superficial em detrimento do essencial”.
Nesse sentindo, as lideranças inacianas do Medianeira têm papel fundamental na transmissão e no exercício prático de pensar e ressignificar as ideias e os ideais deixados por Santo Inácio. Na visão de Fernando Guidini, lideranças inacianas “são aquelas pessoas que compreendem a liderança como serviço, que colocam em prática sua autoridade tendo à frente o espirito de discernimento, acolhida e escuta, partilhando dons e capacidades”.
As expressões que constituem uma liderança inaciana fazem sentido apenas se compreendidas sob a luz dos ensinamentos de Jesus Cristo, fundamentos inegociáveis na construção da identidade de uma instituição de educação básica Jesuíta. “O Medianeira assume este ideal inaciano sempre que refletir a busca incessante pela excelência humana e acadêmica, almejando a construção de um mundo mais solidário”, explica Sidney Mayer, responsável pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral dos 8º e 9º anos.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] As ideias de Santo Inácio devem ser como faróis a guiar nossos passos.
Atualidade
O pensamento de Santo Inácio está imortalizado ao permitir a abertura ao novo, às descobertas e, em suma, ao conhecimento adquirido por meio de vivências e experiências. Isto explica o modo de proceder do Medianeira, colocando o foco da Aprendizagem Integral no sujeito, isto é, o aluno. Como explicou Fernando Guidini, a proposta pedagógica do Colégio fortalece as relações entre os tempos e os espaços de aprender, buscando compreender a totalidade humana e a diversidade de contextos – enaltecendo as formas de aprender por meio das dimensões cognitivas, socioambiental e espiritual-comunitária.
Mayer entende a liderança inaciana como uma importante ferramenta que “permitirá que os jovens tomem conhecimento dos elementos do discernimento, aprendam a importância do rigor no pensar e a coerência no agir e exercitem a solidariedade através do serviço gratuito aos mais necessitados”.
De acordo com Guidini, pautadas pela visão de mundo de Inácio, as lideranças são peças indispensáveis para a comunidade educativa, trazendo à tona questões que norteiam o cotidiano escolar como: qual está sendo nosso posicionamento, nosso comportamento, nosso modo de ser, pensar e agir? Como estamos sendo mais e melhor? Como nos colocamos a serviço? Em que ou em quem estamos fundamentando nossa existência? A figura dos líderes representa o exercício da compassividade e do comprometimento com o bem comum e a busca pela excelência acadêmica e humana.
Para conhecer um pouco mais sobre a vida de Santo Inácio, clique aqui e leia o material biográfico preparado pelo Jesuítas Brasil. Acesse aqui também o livro preparado pelo Colégio Medianeira com participação de alunos, Santo Inácio de Loyola: um peregrino de Deus nos caminhos da vida.
Celebração
Entre as comemorações pelo dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, acontecerá na quarta-feira (27/7) a celebração eucarística na Capela do Colégio, a partir das 18h15. Após a cerimônia será inaugurada a nova exposição do Espaço Pe. Raimundo Kroth S.J.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]