13.03.18

Sensibilização pelo Teatro

Turmas do 8º ano assistiram à peça “A Pequena vendedora de fósforo”, encenada pelo professor Perré.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estratégia do Núcleo de Linguagens convida o estudante a se colocar no lugar do outro. Foto: Paulinha Kozlowski.

O Núcleo de Ciências Humanas e Linguagens do Colégio Medianeira convidaram os estudantes do 8º ano para uma sensibilização por meio da peça A Pequena vendedora de fósforo, de Hans Christian Andersen (1805 – 1975), apresentada pelo professor Renato Perré, responsável pela Oficina de Teatro do Centro de Artes.

Após a apresentação, cujos personagens foram representados por objetos do dia a dia, como colheres, caixas de fósforos e de sapatos, as turmas puderam comentar as suas impressões sobre o texto. Para Eduarda, A Pequena vendedora de fósforo sintetiza a falta de compaixão pelos mais pobres. “Todo mundo julga, mas ninguém estende a mão quando você fala ‘eu não aguento mais’. Às vezes as pessoas percebem e já é tarde”, disse a estudante.

A reflexão, explica Perré, é inerente ao teatro. Segundo o educador, os textos teatrais vão além do encantamento. “O bom teatro faz a gente pensar”, comenta. A escolha da peça teve como objetivo trazer o olhar dos estudantes para o outro, permitir que eles percebam as diversas realidades que compõem a sociedade.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O texto de Andersen foi encenado usando diversos objetos do dia a dia. Foto: Paulinha Kozlowski.

A sensibilização pelo teatro tem como objetivo apresentar o Núcleo de Ciências Humanas e Linguagens às turmas e, por isso, anteriormente, os estudantes participaram de uma dinâmica em sala de aula na qual trocaram seus calçados com os do colega. “O conto traz questões como ‘se colocar no lugar outro’ e identidade, que são temas que trabalhos no projeto de pesquisa”, avalia Ana Paula Luz, professora de Artes do Medianeira.

A proposta educacional da Companhia de Jesus coloca em evidência o desenvolvimento do sujeito em sua integralidade, possibilitando a leitura e a interpretação do mundo em prol da formação de homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo