Treinamento da Brigada de Incêndio
40 educadores foram treinados e capacitados para procedimentos de emergência.
A brigada é formada por 40 educadores do Colégio. Foto: Paulinha Kozlowski.
Texto por Jonatan Silva
Quarta-feira (1º/6) foi dia de treinamento da Brigada de Incêndio e Emergência do Colégio Medianeira, que estará apta a garantir segurança e bem-estar de educadores, estudantes e famílias. Os treinamentos e simulações são realizados por uma equipe contratada de técnicos de segurança, bombeiros e socorristas.
Para Kleber Klos, chefe da Brigada e responsável pelo Serviço de Orientação e Convivência Escolar (SOCE) do 1º ao 5º ano, é fundamental que o Colégio tenha educadores preparados para uma situação de adversidade ou emergência. Segundo o educador, o treinamento de primeiros-socorros, que faz parte do cronograma de atividades, é um dos mais importantes.
“Somos treinados para diversas situações, como queimaduras, lesões, paradas cardíacas, sufocamento. Aprendemos também a visualizar o que está acontecendo e o que a pessoa necessita naquele momento de emergência”, explicou Klos.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Simulação de evacuação dos prédios. Foto: Paulinha Kozlowski.
Prevenção em primeiro lugar
A Brigada de Incêndio é também responsável pelo direcionamento em caso de emergência. São os brigadistas que auxiliam em caso de evacuação em algum dos edifícios, por exemplo, ou coordenam os demais em uma situação de maior gravidade. Ao todo, o grupo é formado por 40 educadores de diferentes setores e departamentos do Medianeira. “Temos o treinamento em incêndios, em que aprendemos questões práticas como o uso de mangueiras, o manuseio correto de extintores”, esclarece Kleber.
Gilberto Vieira, brigadista e Diretor Administrativo do Medianeira, acredita que, ao vivenciar o perigo nas simulações, o educador se dá conta de que não está realmente preparado para vivê-lo. A opinião é compartilhada pelo educador Paulo Cezar de Souza, que acredita que prevenção deve estar em primeiro lugar. “Agora eu me sinto mais preparado para ajudar a quem precisar durante uma situação extrema”, avalia.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os educadores também receberam treinamento de primeiros socorros. Foto: Paulinha Kozlowski.
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]