28.04.21

Como criar uma rotina de estudos em casa

A rotina de estudos desenvolve habilidades como autonomia e responsabilidade.

Como criar uma rotina de estudos em casa

Em tempos tão diferentes, a rotina escolar se faz mais ainda mais necessária. Ela é fundamental para organizar uma série de aspectos da nossa vida, como tempos e espaços, sobretudo neste contexto de ensino híbrido.

Os estudantes têm de conviver diariamente com as distrações de ambientes que antes eram de lazer e descanso. Seus compromissos permanecem, e a vida, além dos livros e do computador, também.

Para Fabiana Ishiruji, orientadora de aprendizagem do 8° Ano do Colégio Medianeira, uma rotina adequada auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças e dos adolescentes. “Assim, incentivamos habilidades como autonomia, corresponsabilização sobre o seu processo de aprendizagem, foco, entre outros elementos que são fundamentais para uma formação integral”, explica.

No caso de crianças menores, segundo Mônica Diva Barddal Tonocchi, orientadora de aprendizagem do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental, a rotina de estudos auxilia os estudantes a prever como e quando as tarefas deverão ser realizadas. “Um ambiente tranquilo e livre de distrações promove foco e bons hábitos de estudo, contribuindo para que a aprendizagem aconteça de forma mais efetiva”.

Mas como fazer isso na prática?

O primeiro passo é escolher um espaço adequado aos estudos, com boa iluminação, ventilação e longe do momento da casa. Depois, é necessário deixar à mão todos os materiais para acompanhamento das aulas, como cadernos e livros didáticos.

“É importante ainda deixar o cronograma de estudos em local visível para não esquecer a sequência de tarefas a serem realizadas e segui-lo de forma comprometida e, assim, evitar a procrastinação”, comenta Fabiana.

A rotina de estudos, segundo ela, auxilia o estudante a perceber, por meio de suas habilidades e dificuldades, a melhor forma de compreender os conteúdos, seja lendo, escrevendo ou pesquisando mais sobre o tema.

Para Carlos Torra, orientador de aprendizagem, outra estratégia eficiente, principalmente nesse momento pandêmico, é a organização de grupos de estudos on-line, com colegas de turma. “O compromisso diário ou esporádico na semana, com um grupo de colegas da mesma forma comprometidos, faz com que as aprendizagens ocorram de maneira mais colaborativa, portanto, de modo mais prazeroso e com um ritmo consistente”, esclarece.

O papel dos pais

Antes de qualquer coisa, é preciso entender como funciona a dinâmica da família. Afinal, os pais têm um papel fundamental nesse processo, uma vez que são eles que deverão proporcionar um ambiente tranquilo e uma rotina segura de alimentação, de sono, de brincadeiras e de estudos, considerando a idade das crianças.

“Acompanhar as tarefas, organizar um quadro de atividades com datas de entrega de trabalhos ou atividades avaliativas e auxiliar quando necessário são aspectos importantes para que a rotina se estabeleça e a criança perceba a importância da aprendizagem ao longo da vida”, finaliza Mônica.