(Atualização – 28/04/2020 – 8h) 

Prezados pais/responsáveis, 

Nesta terceira semana de estudos a distância, validando as atividades não presenciais para todo o Ensino Fundamental e Médio (Deliberação n.º 01/2020 do Conselho Estadual de Educação, 31 de março de 2020) devido ao COVID-19 e atentos às Normativas Estaduais e Municipais referentes ao Estado de Emergência ocasionado pela pandemia, o Colégio Medianeira mais uma vez entra em contato com a comunidade de pais para fins de comunicação e organização coletiva.  

Informamos a continuidade do estudo a distância para o mês de maio, validando as atividades não presenciais, atentos ao ordenamento do Decreto 4317, assinado pelo Governo do Paraná em 21 de março de 2020 e à Deliberação n.º 01/2020 do Conselho Estadual de Educação, datada do último dia 31 de março de 2020. Conforme nos organizamos em abril, o detalhamento sobre o projeto pedagógico para o mês de maio será encaminhado aos senhores de forma mais detalhada pela respectiva unidade de ensino.  

Quanto ao pagamento das mensalidades e demais prestações de serviços, retomamos o ordenamento exposto no comunicado de 03 de abril. Somos sensíveis ao momento e estamos procurando alternativas de ajustes. Como é de conhecimento desta comunidade, somos uma entidade sem fins lucrativos e, neste período de pandemia, estamos trabalhando para a manutenção das nossas atividades educacionais.  

Frente ao exposto, e demonstrando ainda maior transparência para com essa comunidadedetalhamos alguns números da nossa operação: 

– Custos com folha de pagamento é nossa maior despesa e representa, em média, 67% da despesa mensal. Estamos firmes no compromisso de manter todos os nossos educadores com salário rigorosamente em dia, como forma de cuidado e a fim de não prejudicar nossa equipe neste momento tão desafiador e para que todos possam estar conosco no retorno às aulas presenciais. 

– Outra parcela significativa é o apoio aos nossos bolsistasa qual representa 18,7% do orçamento mensal, atendendo 244 estudantes em situação de vulnerabilidade social dentro do nosso Colégio e nos somamos a outros 4600 da Rede Jesuíta de Educação no Brasil. 

– Gastos com água, telefone e energia elétrica representam cerca de 1,5% do orçamento da instituição. 

– Além das despesas de manutenção e qualificação estrutural do nosso campus, que tem mais de 140 mil m², temos também os custos com o Centro de Educação Ambiental em Piraquara. Uma área de 2 milhões de m², com rica diversidade de fauna e flora, que regularmente é utilizada nas aulas de campo de nossos estudantes.   

 Igualmente, importante reforçar o expressivo investimento com ferramental tecnológicocapacitação técnica e formação docente para dar conta desse novo contexto educacional a distância, custos que não estavam previstos em nosso orçamento anualDe 20 de março a 08 de abril, trabalhamos arduamente para migrar toda a nossa operação do ambiente presencial para o virtualinvestindo financeiramente e apresentando à comunidade um projeto de qualidade. Graças ao excepcional corpo técnico-profissional pedagógico do nosso Colégio, estamos seguros quanto às práticas em curso. As qualificações vêm acontecendo a partir dos retornos recebidos dos sujeitos da nossa comunidade, fundamentando-nos sobre as premissas do Projeto Pedagógico do Medianeiracom foco sobre a aprendizagem dos nossos estudantes.  

Assim sendo, informamos que: 

– Nas mensalidades com vencimento em 10 de maio haverá a suspensão de cobrança das atividades extracurriculares (Arte e Esporte), não sendo necessário cancelamento dessas atividades por parte do responsável financeiro. Manteremos os estudantes matriculados, mas sem cobrança alguma. Embora estas despesas não sejam repassadas às famílias, estamos remunerando e capacitando todos os profissionais ligados a essas atividades. Adicionalmente, reduzimos as despesas referentes à alimentação e oficinas para as turmas do Integralconforme especificidades de cada série. 

– Nas mensalidades com vencimento em 10 de junho, entendemos a necessidade do diálogo e análise individual sobre cada pedido de revisão financeira, pois a Companhia de Jesus compreende que medidas lineares não responderão às particularidades de cada família. Em suas diretrizes e critérios, tal política financeira emergencial delibera medidas individuais àquelas famílias que comprovarem a necessidade de apoio no pagamento de mensalidades durante este momento de pandemia, com soluções customizadas para cada uma delas, mediante critérios delimitados. Para ter acesso à política financeira emergencial, incluindo protocolos e prazosCLIQUE AQUI ou copie e cole no navegador o link abaixo: http://www.colegiomedianeira.g12.br/financeiro/ 

Da parte do Colégio Medianeira não medimos esforços para seguir servindo, da melhor forma possível, a comunidade educativa neste momento tão sensível. Apesar do distanciamento social, próprio deste tempo, queremos fomentar ainda mais a relação colégiofamília. Reconhecemos o apoio que todos vocês têm dado ao Medianeira, e agradecemos parceria e adesão ao nosso projeto nesse momento tão delicado que todos vivemos. Juntos encontraremos as melhores estratégias para atender as necessidades próprias de cada família.  Juntos, seremos ainda mais Colégio neste outro mundo possível. 

Novas informações serão comunicadas no ClipEscola e por e-mail. Estamos sempre à disposição. 

Atenciosamente,
Direção do Colégio Medianeira.


Comunicados anteriores sobre o Coronavírus.

03/04/2020 – Coronavírus
30/03/2020 – Coronavírus
23/03/2020 – Coronavírus
18/03/2020 – Coronavírus
17/03/2020 – Coronavírus
16/03/2020 – Coronavírus
13/06/2020 – Coronavírus
03 /03/2020 – Cuidados com a saúde