1º ano: aula de gastronomia
Turmas aprenderam na prática como fazer um delicioso mousse de maracujá.
Os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Medianeira participaram na última segunda-feira (14/5) de uma deliciosa aula de gastronomia no Restaurante Nutritiba. O prato escolhido pelos pequenos foi mousse de maracujá, servido como sobremesa para as turmas após o almoço.
Desenvolvendo saberes que vão da matemática à biologia, passando por questões importantes como cooperação e partilha, a experiência foi um momento único da construção colaborativo de competências e habilidades. Durante todo o processo os estudantes opinaram, participaram e fizeram importantes descobertas.
“Essa estratégia perpassa outras áreas conhecimento, a sequência dos ingredientes utilizados, o trabalho com medidas, cor da embalagem, formato, quantidades, validade dos produtos, valor nutricional, estimativa: com a receita que fizemos, conseguiremos encher quantos copinhos? Dará para todas as crianças da turma?”, comenta a professora Kelly Martins, responsável pelo 1º A.
A escolha da fruta como matéria-prima para essa saborosa experiência dialoga com a vivência dos estudantes em sala de aula que, auxiliados por um alfabeto móvel, montaram a palavra maracujá, percebendo cada uma das letras que a forma. Como explica a professora, Ana Paula Dombeck, do 1º F, as crianças estão trabalhando o Projeto da Horta, cujo objetivo é apresentar aos estudantes o ciclo de plantio, a importância de uma alimentação saudável e orgânica. “Com essa atividade, podemos explorar a fruta, para que ela seja tocada, cheirada, experimentada, saboreada, e para que comamos a parte da semente”, avalia a educadora.
Os estudantes aprenderam sobre a textura dos alimentos e os sabores dos ingredientes.Questionamentos
Ao longo da preparação do mousse, e também depois, quando aguardavam ansiosamente para provar a sobremesa, as turmas estavam cheias de curiosidade e perguntas. De acordo com a professora Débora Nascimento, do 1º ano G, a maioria das crianças já conhecia a receita e já havia experimentado o doce, o que não impediu que muitos questionamentos surgissem. “Tudo aconteceu como se fosse inédito. As primeiras perguntas foram: ‘vai ficar azedo?’; ‘que cor vai ficar?’; dá para fazer com outra fruta?’”, conta a educadora.
Depois de todo o preparo, chegou o momento de devorar o mousse. Ainda que alguns estudantes não tenham gostado do sabor, a maioria estava disposta a experimentar o prato.
De toda a preparação e ansiedade, chegou a hora de provar o mousse de maracujá.