17.05.18

1º ano: aula de gastronomia

Turmas aprenderam na prática como fazer um delicioso mousse de maracujá.

As crianças participaram de todas as etapas de preparação da sobremesa.

Os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Medianeira participaram na última segunda-feira (14/5) de uma deliciosa aula de gastronomia no Restaurante Nutritiba. O prato escolhido pelos pequenos foi mousse de maracujá, servido como sobremesa para as turmas após o almoço.

Desenvolvendo saberes que vão da matemática à biologia, passando por questões importantes como cooperação e partilha, a experiência foi um momento único da construção colaborativo de competências e habilidades. Durante todo o processo os estudantes opinaram, participaram e fizeram importantes descobertas.

“Essa estratégia perpassa outras áreas conhecimento, a sequência dos ingredientes utilizados, o trabalho com medidas, cor da embalagem, formato, quantidades, validade dos produtos, valor nutricional, estimativa: com a receita que fizemos, conseguiremos encher quantos copinhos? Dará para todas as crianças da turma?”, comenta a professora Kelly Martins, responsável pelo 1º A.

A escolha da fruta como matéria-prima para essa saborosa experiência dialoga com a vivência dos estudantes em sala de aula que, auxiliados por um alfabeto móvel, montaram a palavra maracujá, percebendo cada uma das letras que a forma. Como explica a professora, Ana Paula Dombeck, do 1º F, as crianças estão trabalhando o Projeto da Horta, cujo objetivo é apresentar aos estudantes o ciclo de plantio, a importância de uma alimentação saudável e orgânica. “Com essa atividade, podemos explorar a fruta, para que ela seja tocada, cheirada, experimentada, saboreada, e para que comamos a parte da semente”, avalia a educadora.

Os estudantes aprenderam sobre a textura dos alimentos e os sabores dos ingredientes.

Questionamentos

Ao longo da preparação do mousse, e também depois, quando aguardavam ansiosamente para provar a sobremesa, as turmas estavam cheias de curiosidade e perguntas. De acordo com a professora Débora Nascimento, do 1º ano G, a maioria das crianças já conhecia a receita e já havia experimentado o doce, o que não impediu que muitos questionamentos surgissem. “Tudo aconteceu como se fosse inédito. As primeiras perguntas foram: ‘vai ficar azedo?’; ‘que cor vai ficar?’; dá para fazer com outra fruta?’”, conta a educadora.

Depois de todo o preparo, chegou o momento de devorar o mousse. Ainda que alguns estudantes não tenham gostado do sabor, a maioria estava disposta a experimentar o prato.

De toda a preparação e ansiedade, chegou a hora de provar o mousse de maracujá.