4º ano – Fake news
Os estudantes tiraram dúvidas e descobriram um pouco mais sobre as notícias falsas.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O educador Jonatan Silva conversou com os estudantes a respeito dos impactos das notícias falsas no cotidiano dos estudantes,
As turmas do 4º ano do Tempo Integral do Medianeira conversaram com Jonatan Silva, jornalista do Colégio. A convite da professora Claudia Lorena, na disciplina de Culturas Digitais, o educador debateu com os pequenos sobre as fake news, notícias falsas criadas com o intuito de manipular a opinião e divulgar determinada ideia ou ideologia.
De acordo com a professora Claudia, a iniciativa faz parte do projeto Empatia, que está sendo desenvolvido na respectiva série, perpassando por diversas áreas, dentre elas a da comunicação, analisando o impacto das tecnologias na vida das pessoas e na sociedade. “Isso tudo inclui as relações sociais e culturais e a interação com os demais, a utilização das mídias e dispositivos de comunicação modernos de forma ética. Comparando comportamento adequados e inadequados é que levantamos a discussão sobre as Fake News e suas influências na vida do ser humano”, comenta.
A opinião é compartilhada por Jonatan, que observa na estratégia uma importante ferramenta para a formação de sujeitos mais críticos e capazes de ler e interpretar a informação oferecida. “Pensando na integralidade do sujeito, é fundamental que o estudante esteja alfabetizado para o ciberespaço, conseguindo, por meio da criticidade e da criatividade, avaliar os dados disponíveis em páginas ditas jornalísticas e nas redes sociais”, diz o educador.
Iniciativa
Durante o bate-papo, as crianças puderam tirar suas dúvidas a respeito do que são as fake news, como identificá-las e o porquê não devem ser passadas adiante em grupos familiares e de amigos. Ao promover esse momento de interação e troca de experiências, o Medianeira fomenta a aprendizagem por meio do diálogo entre estudantes e educadores.
A conversa com os pequenos não foi a primeira iniciativa do Colégio no combate à proliferação das notícias falsas na web. Em maio, Jonatan Silva, juntamente com os professores do Ensino Médio Carlos Rizzi e Fabiano Pinckner Rodrigues e o professor de Jornalismo da PUCPR, Miguel Angelo Manasses, realizaram debate sobre o tema no segundo episódio do MedCast, o podcast da instituição.
Ouça abaixo o episódio:
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