18.11.21

Benefícios da contação de histórias e da utilização de podcast na educação infantil

A contação de histórias é um importante instrumento de aprendizagem, que teve seu alcance ampliado com a criação do Biblioconto, o podcast da Biblioteca Infantil do Colégio Medianeira.

Benefícios da contação de histórias e da utilização de podcast na educação infantil

Contar histórias é uma das formas mais antigas utilizadas pelos seres humanos para repassar os valores humanos e sociais, e também compreender melhor o comportamento que guiam as comunidades. Na Educação Infantil não é diferente. A contação de histórias é uma das primeiras formas de estimular a imaginação da criança, além de ensinar princípios morais e desenvolver o gosto pela leitura.

O bibliotecário do Colégio Medianeira, Mario Borges, explica que o centro de educação busca estimular a leitura com a contação de histórias por ser uma forma lúdica, alegre e capaz de ampliar seus horizontes de formação, bem como construírem significados a partir das narrativas que lhes proporcionam uma visão de mundo diferenciada.

“Além disso, facilita o conhecimento do acervo da nossa biblioteca, apresentando o texto literário de diversos autores e ilustradores nacionais e estrangeiro por meio da oralidade”, afirma Borges.

A contação de histórias apresenta inúmeras outras vantagens, entre elas:

1 – Transmissão cultural

A oralidade é um instrumento muito antigo de transmissão de cultura, experiências e conhecimentos entre as gerações. Essa estrutura de referências culturais favorece o posicionamento da criança no mundo e a construção de sua própria identidade.

2 – Associação de experiências

Ao escutar uma história, os pequenos associam a narração às suas próprias vivências. Esse processo de identificação auxilia no encontro de recursos para lidar com emoções e conflitos, além de ser uma valiosa forma de resgatar as memórias afetivas.

3 – Incentivo à leitura

Quem escuta história desde cedo geralmente se torna um leitor assíduo, e esse hábito é muito importante na formação dos cidadãos, visto que aumenta o vocabulário, auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e incentiva a criatividade e a curiosidade.

4 – Utilização de diferentes linguagens

A contação de histórias garante o contato com linguagens e maneiras diferentes de narrar um mesmo acontecimento. A conexão entre os recursos do corpo, o som e a paisagem pode expandir a imaginação e os sentidos, colaborando com a interpretação do texto. Vale lembrar que se trata de uma prática interativa, ou seja, exige que as crianças participem ativamente da construção da narrativa.

5- Estímulo à expressão

Ouvir histórias não é um ato puramente receptivo, muito ao contrário, cada um reage de um jeito. Por isso, é fundamental que a contação se transforme em um ambiente de partilha.

Qual é a diferença entre ouvir e ler uma história?

O contador é uma pessoa que chama a atenção de crianças e jovens ao apresentar o mundo literário de uma forma diferente da usual. Ele sabe como utilizar sua voz e seu corpo para dar vida às histórias narradas de uma maneira que o ouvinte se reconheça e expresse suas emoções.

É comum que o texto escrito sirva de suporte, mas é a contação que abre espaço para a improvisação e a imaginação do narrador. A prática se dá no presente, a partir da interação entre o contador e o público, ou seja, ambos são protagonistas do processo.

Nas ondas do podcast

O podcast é um instrumento que resgata a oralidade e estimula a criatividade, sendo cada vez mais utilizado ​​por professores e estudantes. O aumento no número de ouvintes e de alcance também nas instituições de ensino mostra o potencial que esse meio de comunicação tem de desenvolver habilidades cognitivas, assim como ampliar muito o fazer pedagógico.

Por meio da união das vantagens da contação de histórias com a acessibilidade do podcast foi criado o Biblioconto, o podcast da Biblioteca Infantil do Colégio Medianeira. O projeto faz parte do Medcast, nosso canal no Spotify. Em um clima bem descontraído, os educadores trazem episódios com narrativas literárias interativas, com o intuito de fomentar o interesse pela leitura.

Segundo Borges, o Biblioconto para os pequenos e o Bibliocast para os jovens têm o objetivo de possibilitar em tempos de distanciamento social a aproximação de estudantes, famílias e educadores com a biblioteca.

“Os educadores da Biblioteca trazem uma série de contos com narrativas literárias gravados em áudio, que se apresentam de forma multicultural, artística e interativa, com intuito de fomentar/estimular o interesse pela leitura. Assim, proporcionamos uma viagem ao mundo imaginário e ampliamos o universo de significados das crianças”, esclarece o bibliotecário.

E você? Conhece o Medcast? Todos os programas que produzimos estão disponíveis na nossa página do Spotify. E se quiser saber mais sobre o uso da tecnologia na aprendizagem, leia o artigo DE QUE FORMA AS NOVAS TECNOLOGIAS SÃO IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM no nosso portal.

 

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Rematrícula 2022
Rematrícula 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo