22.02.19

Programa Bilíngue do Colégio Medianeira

O projeto começou a ser implantado nas séries iniciais do Fundamental neste ano, promovendo uma educação inovadora e de excelência.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes usam “spider web” para compartilhar preferência e gostos pessoais. Tudo em inglês.

Por Jonatan Silva

Formar estudantes em sua integralidade é prepará-los para os desafios da vida como cidadãos globais para que sejam capazes de transformar vidas e realidades. Por isso, a partir de 2019, o Colégio Medianeira, em parceria com a International School, oferece nas – Séries Iniciais (1º ao 3º ano) e Tempo Integral (1º ao 5º ano) – o Programa Bilíngue, reforçando o compromisso da Rede Jesuíta de Educação com uma educação inovadora e de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos.

O Programa Bilíngue, cujo objetivo é formar sujeitos competentes e proficientes em uma língua estrangeira, promove o contato e a vivência do estudante com o inglês. Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, o trabalho desenvolvido com o bilinguismo tematiza o tripé formado pelo sujeito, o conhecimento e a sociedade. “O estudante precisa ter capacidade de se reconhecer e compreender a si mesmo, usando o conhecimento para transformar vidas e realidades”, afirma.

Luíza Macedo, professora do 5º ano e supervisora do programa no Fundamental I, compartilha da opinião. Segundo a educadora, o ensino da Língua Inglesa deve ser contextualizado com experiências do cotidiano. “As turmas vão estudar Arte, Música, Educação Física, Matemática, Ciências e muito mais. E tudo na aula de Inglês”, explica, “relacionando os diversos conteúdos dos componentes curriculares da série”.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Língua Inglesa oferece suporte para novas vivências dos estudantes.

Cidadão global

Oferecer uma educação que seja inclusiva e possibilite ao estudante dialogar com culturas e olhares distintos é um dos horizontes que movem a proposta educativa da Companhia de Jesus. Segundo Guidini, a Rede Jesuíta de Educação, ao pensar a formação de um cidadão global, coloca em evidência não só a preocupação com os desafios que homens e mulheres do século XXI terão de enfrentar, mas também o compromisso com um currículo que seja evangelizador.

Nesse sentido, a língua estrangeira é um suporte para que o estudante, a partir das aprendizagens e habilidades desenvolvidas no colégio, possa colocar-se na posição de protagonista e portador de futuro. “E isso tem que acontecer para além da sala de aula e da cidade de Curitiba e do Brasil. Essas crianças e esses adolescentes terão um leque muito maior de possibilidade para ler, interagir e interpretar o mundo”, resume, lembrando a importância do domínio do inglês na vida acadêmica.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A aprendizagem acontece de maneira lúdica como na estratégia “I spy with my little eye”.

Projeto

A implantação do Programa Bilíngue está acontecendo em ciclos anuais. Após a primeira parte, que ocorre em 2019 com as Séries Iniciais e as turmas do Tempo Integral, será a vez dos 4º e 5º anos do período regular e das turmas dos 6º e 7º anos. Para 2021 está prevista a integração dos 8º e 9º anos ao projeto. “Em relação ao Ensino Médio, frente aos últimos ordenamentos da Base Nacional Comum Curricular, manteremos o foco de trabalho na Língua Inglesa, e o estudante continua tendo a opção de cursar a Língua Espanhola como atividade complementar”, explica Guidini.

Os professores do Medianeira que integram o Programa Bilíngue são certificados e treinados pela International School que, em conjunto com as equipes pedagógicas do Colégio, será responsável por supervisionar as práticas das atividades. O material didático utilizado durante as aulas é fornecido pela International School e dialoga com o Projeto Político-Pedagógico do Medianeira.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]