30.06.16

Festa Julina: de todos e para todos

Alunos da Educação Infantil e do Fundamental I ajudam na confecção de bandeirinhas e convites.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos da Educação Básica e do Fundamental I participaram da organização da festa. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

A organização da Festa Julina de 2016 do Colégio Medianeira contou com um ajuda para lá de especial: os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Fase I. Algumas turmas do Jardim I ficaram responsáveis por confeccionar bandeirinhas com material reciclado, duas turmas do 1º ano fizeram adereços para a Dança e os pequenos do 2º ano criaram convites em forma de bandeirinha.

Para a supervisora da Unidade de Ensino da Educação Infantil, Luciana Hreisemnou, é fundamental que as crianças vivenciem a experiência de fazer parte da festa, atuando ativamente e participando também das manifestações culturais inseridas no currículo e nas propostas pedagógicas do Colégio. “Quando a criança é reconhecida como protagonista, é possível perceber claramente, o quanto ela é capaz de alcançar, por si mesma, novos conhecimentos a partir das próprias experiências”, afirma a educadora.

A participação dos alunos faz parte da proposta de Aprendizagem Integral do Medianeira, e da Companhia de Jesus, permitindo que habilidades e capacidades nas diversas linguagens sejam colocadas em prática. Neste ano a Festa Julina é pautada pela diversidade cultural e pela tolerância às diferenças.

“Ao propor esta atividade oferecemos um espaço de produção e interação para a criança explorar e brincar, aprendendo ludicamente e desenvolvendo habilidades integradas ao currículo como, psicomotricidade, conceitos e oralidade, tecendo conhecimentos em uma experiência de interesse comum ao coletivo, estabelecendo novas relações e combinações”, explica Luciana.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Confeccionar bandeirinhas e adereços se transformou em uma ferramenta de aprendizagem e conhecimento. Foto: Paulinha Kozlowski.

Motivação

A atividade coloca os alunos em um novo momento e em um movimento diferente. A experiência, além de estimular o trabalho em equipe, a partilha e o respeito, coloca os estudantes na perspectiva da curiosidade e da descoberta.

Luciana, que assim como as professoras Liane Costacurta, Geovana Galvão e Dâmeri Bochnia, acompanhou de perto o trabalho realizado pelas turmas da Educação Infantil. Ela ressalta que, durante o processo de confecção, os pequenos tentavam imaginar o resultado final e também como seriam as apresentações de dança. “Agora acompanham ansiosos no calendário da sala os dias que faltam para a Festa Julina”, conta a educadora.

Sustentabilidade

Além da decoração confeccionada pelos alunos, a festa usará também adereços de anos anteriores. A estratégia, que faz parte das ações de sustentabilidade, pretende reduzir a produção de resíduos e evitar o desperdício de materiais.

Segundo o professor Roberto Casagrande, responsável pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), é fundamental que toda a comunidade educativa esteja envolvida com a proposta. Para o professor Adalberto Fávero, coordenador do Ensino Médio, a preocupação com o ambiente é um reflexo do respeito aos demais.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Participar ativamente da festa é sinônimo de comprometimento e consciência. Foto: Paulinha Kozlowski.

Comprometimento