Formação Contínua
Projeto capacita educadores e fortalece a proposta de Aprendizagem Integral.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O Delegado para a Educação Básica, P. Mário Sündermann, e o Pró-Reitor Acadêmico da Unisinos, P. Pedro Gilberto Gomes, durante a assinatura do convênio. Foto: Divulgação..
Texto por Jonatan Silva
A preocupação da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em capacitar os educadores em novos horizontes teórico-práticos e no conhecimento da proposta pedagógica jesuítica se consolidou no Programa de Formação Contínua. No final de agosto foram assinados dois convênios com o programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, em São Leopoldo (RS). A construção dos cursos se deu entre Diretores Acadêmicos dos Colégios e Universidade, sendo celebrados entre o Delegado para a Educação Básica, P. Mário Sündermann, e o Pró-Reitor Acadêmico da Unisinos, P. Pedro Gilberto Gomes.
A parceria já está frutificando no Colégio Medianeira com a seleção de educadores para as turmas de Mestrado e Especialização. Alessandro França Quadrado, responsável pelo Serviço de Orientação e Convivência Escolar (SOCE) do Ensino Médio (EM), e Roberta Uceda, do Serviço de Orientação Educacional (SOE), também do EM, foram aprovados no processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Em meados de outubro iniciarão as aulas na Universidade.
Além deles, mais nove educadores iniciaram a Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade, na modalidade à distância. Participam da Especialização os educadores Henrique Weidlich, Pâmela Alves Campos, Rosana Milek dos Santos Machado, Caio Augusto Lima de Castro, Rodrigo Calo Silva, Ana Carolina Snege, Simone Carravieri Lisboa Stivalete, Sueli Takemori e Júly Severa.
Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, aliar a formação acadêmica universitária aos estudos desenvolvidos localmente, propicia nova significação aos processos formativos e certificação destes estudos. “Termos educadores portadores de aprendizagens pertinentes, sistematizadas via pesquisa, é prerrogativa para o exercício de uma prática pedagógica com qualidade em uma presença apostólica da Companhia de Jesus”, explica.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Roberta e Alessandro: educadores foram selecionados para Mestrado Profissional da Unisinos. Foto: Paulinha Kozlowski.
Aperfeiçoamento
Voltar aos “bancos da escola” é uma oportunidade para que os professores tenham novas experiências e vivências, com foco na Aprendizagem Integral. Segundo Alessandro, a Formação Contínua é um chamado para abrir-se ao outro, colocar-se a serviço dos demais. “Isso mostra a preocupação da Rede em ter profissionais que não se vejam como absolutizados em termos de conhecimento. É sempre necessária uma reciclagem”, esclarece.
Na visão de Guidini, o aluno só é capaz de tornar-se um sujeito consciente, competente, compassivo e comprometido por meio da excelência humana e acadêmica que, por sua vez, é consequência do aperfeiçoamento constante do educador. Por isso é importante que profissionais docentes e não docentes estejam atualizados e atentos às práticas pedagógicas, suas aplicações e desenvolvimentos dentro e fora da sala de aula.
Para Roberta Uceda, a percepção das necessidades, expectativas e comportamentos dos estudantes é fundamental para oferecer uma educação de qualidade e integral. “É importante que o educador esteja atualizado e aberto a novas leituras. A importância da Formação Contínua está em conseguir acompanhar os tempos, os estudos e a evolução das coisas”, define.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Turma de educadores do Medianeira para o curso de Especialização em Educação Jesuítica. Foto: Arquivo Pessoal.
Especialização
O curso de Especialização em Educação Jesuítica visa qualificar e capacitar os profissionais de diversos setores do Colégio na identidade e missão dos colégios jesuítas e na tradição educativa jesuíta. A educadora Sueli Takemori, responsável pelo Centro de Esporte e professora de Judô, vê no curso uma oportunidade para revitalizar conhecimentos e sonhar o futuro da educação jesuíta.
“Muitas vezes a educação está centrada apenas na dimensão cognitiva e a especialização vai nos ajudar bastante a pensarmos nas outras potencialidades dos indivíduos, isto é suas dimensões corporal, afetiva, espiritual, ética, estética e sóciopolitica. No seminário do PEC, eu imaginava isso no meio dia a dia”, explica.
Para Sueli, a mudança de atitude do educador é o primeiro passo para mudar as práticas de ensino-aprendizagem. De acordo com a professora, a formação integral do aluno é reflexo do olhar e do pensar o estudante em todas as dimensões.
Plano de cargos e salários
Tanto o Mestrado quanto a Especialização são cursos validados pelo Ministério da Educação (MEC), o que, em outras palavras, significa nova titulação. O Medianeira tem Plano de Cargos e Salários e está em vias de implantar o Plano de Carreira, dois instrumentos que incentivam e reconhecem a busca permanente pela capacitação. Guidini, citando o número 32 do PEC, relembra que o principal foco do trabalho desenvolvido dentro do Colégio é o aluno. “Acreditamos que projetos sólidos de formação contínua, vinculados ao colégio ou à universidade, colaboram para a formação de profissionais. São os professores e educadores que levam à frente os projetos e processos de uma aprendizagem integral”, ressaltou.
Nesse sentido, o educador que se aperfeiçoa com novos conhecimentos e práticas, ajuda a revitalizar o projeto pedagógico do Colégio. Ao mesmo tempo, coloca os educadores num processo de formação em Aprendizagem Integral, concepção basilar do currículo e das práticas do Medianeira.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]