14.12.16

Medianeira no Concurso da RJE

Os alunos selecionados receberam um certificado e participarão de um livro no próximo ano.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos do 8º ano com o Diretor Acadêmico Fernando Guidini. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

Os alunos do 7º e 8º anos do Colégio Medianeira selecionados no 1º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação receberam na última semana os certificados de participação. Os estudantes João Pedro Ricarte Andrade, Andressa Schneider Salgueiro, Julia Hugen e Yasmin Semaan foram escolhidos pelos trabalhos literários em poesia e prosa. Mariana Duarte de Pauli, Matheus Jota Helmer e Diogo Souza Michelin foram os mais votados na categoria de obras artísticas. Todos eles estarão em um livro que será lançado no próximo ano pela RJE e pela Edições Loyola.

O concurso, que contou com a participação de todos os colégios da RJE, foi inspirado no projeto Abra seus olhos e veja coisas novas e tematizou “O futuro é seu: que tipo de mundo queremos deixar para as crianças que estão a crescer?”. Segundo Pedro Risaffi, secretário executivo da Rede e coordenador do Concurso, buscar a reflexão sobre as questões ambientais por meio do currículo faz parte das estratégias da Companhia de Jesus para a formação de “pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas no cuidado para com a casa comum”.

Para a aluna do 8º ano Julia Hugen, o Concurso ajudou a ressignificar as preocupações e cuidados com o ambiente. “Eu queria fazer algo diferente, não apenas o ‘temos de cuidar do planeta’”, disse. Yasmin concorda e conta que escreveu diversos textos para que pudesse concorrer no Concurso. João Pedro relembra que, apesar da vontade de participar, não imaginava que estaria entre os indicados.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes do 7º ano com o certificado em mãos no Centro de Educação Ambiental.

Educação ambiental

As questões de sustentabilidade e preservação do ambiente fazem parte das preocupações e demandas da RJE, assim como a sensibilização de toda a comunidade educativa para o respeito ao outro e também à natureza. O Projeto Educativo Comum (PEC), n.105, nos ilumina em relação à importância da Educação Ambiental para a formação de sujeitos críticos e criativos, capazes de ler o mundo pela ótica da justiça e da fraternidade.

Para Marcelo Pastre, coordenador do 8º e 9º anos, o tema é um reflexo da preocupação da RJE e também a contextualização daquilo que os alunos veem em sala e nas aulas de campo, além de permitir que os estudantes desenvolvam suas habilidades de expressão. “O viés formativo do projeto contempla diversas demandas de aprendizagem e permite que o aluno tenha um olhar crítico sobre o mundo”, explica o educador.

Eliane Zaionc, coordenadora dos 6º e 7º anos, comenta que o concurso, além de estar incluído no currículo regular, cria uma nova perspectiva envolvendo a aprendizagem integral. “O projeto trata da arte, mas de uma arte reciclada por meio do reaproveitamento de objetos, trabalhando a sensibilização e a conscientização”, disse.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Detalhe dos certificados recebidos pelos educandos. Foto: Paulinha Kozlowski.

Seleção

A escolha dos trabalhos aconteceu em três etapas. Na primeira, as obras foram selecionadas dentro da própria Unidade de Ensino. Depois, outro Colégio da RJE foi responsável pela “peneira” de textos e trabalhos artísticos. E, por último, os finalistas foram votados no Moodle, onde toda a comunidade educativa pode participar.

O 1º Concurso de Redação e Arte, muito mais que uma competição, é uma oportunidade de integração e interação entre os estudantes das instituições que formam a RJE. Risaffi ressalta que o denominador comum no processo é o fator inaciano, fundamento enriquecedor no processo de aprendizagem e troca de experiências.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo