30.07.18

Palestra do P. José Ivo Follmann

O jesuíta conversará com os educadores a respeito da justiça socioambiental na educação básica.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] P. José Ivo falará aos educadores sobre justiça socioambiental.

Por Jonatan Silva

O Colégio Medianeira receberá nesta quarta-feira (1º/8) o P. José Ivo Follmann, Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e Diretor de Assistência Social da Associação Antônio Vieira (ASAV).

Durante a visita, que marca a abertura do segunedo semestre e tematiza a “Justiça socioambiental para a Educação Básica”, o jesuíta conversará com os educadores sobre a importância da responsabilidade ambiental em diálogo com a reconciliação, visando um mundo possível de solidariedade, compassividade e atenção ao outro.

Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, visualiza a vinda do P. José Ivo como experiência fundamental para que a comunidade conheça o marco orientador da Rede Jesuíta de Educação (RJE) no que diz respeito à sustentabilidade em termos de projetos e inspiração para a comunidade educativa.

“O Medianeira tem muitas práticas de responsabilidade socioambiental. Refletir sobre o tema Justiça Socioambiental na Semana Inaciana nos conecta com a missão da Companhia de Jesus. Nossa comunidade e nossos sempre-alunos somos convidados a nos somar ao tríplice apelo: 1) o reconhecimento profundo da dignidade de todos os seres humanos; 2) a superação das exclusões sociais; 3) o cuidado dos ecossistemas e da vida o futuro da nossa casa comum. Será um dos grandes eventos do ano!”, comenta Jahn.

Aprendizagem integral

Para Roberto Casagrande, responsável pelo Centro de Educação Ambiental e pelo projeto Abra seus olhos e veja coisas novas, a formação total do estudante passa pela consciência a Casa Comum e a necessidade cada vez mais urgente de preservação e cuidado. “Eu vejo a sustentabilidade como sendo algo inerente à educação. A gente não pode pensar em educação ou em aprendizagem integral e tirarmos a sustentabilidade”, avalia o educador.

Nesse sentido, a proposta de aprendizagem integral passa também pela necessidade de colocar os jovens e crianças em contato a natureza e a importância de preservá-la, sabendo que trata-se da Casa Comum. “Eu entendo que, frente à realidade tecnológica que nós temos, a educação ambiental tem o papel de levar, não só estudantes, mas toda a comunidade, a refletir sobre as suas ações. Nós estamos cada vez mais impactando sobre o ambiente e colocando em risco a nossa sobrevivência como espécie, por isso, vejo que a educação ambiental, junto com a sustentabilidade, tem de nos fazer questionar as nossas ações cotidianas”, explica.

Ao discutir a justiça socioambiental, o Medianeira reforça o seu compromisso com a formação de pessoas mais justas e fraternas, capazes de fazer a diferença na sociedade em que estão inseridas.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo