14.10.16

PEC: Dimensão Curricular

O currículo é ponto-chave da experiência educacional proposta pela RJE.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A Dimensão Curricular é pensada sob a perspectiva da Aprendizagem Integral. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

Pensar os processos e projetos educativos de maneira ampla a atingir todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é um dos desafios propostos pelo Projeto Educativo Comum (PEC), documento basilar lançado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) em 2016 e que sintetiza as ideias, conceitos e princípios da Companhia de Jesus. Um dos pontos-chave da equação proposta pelo PEC é a Dimensão Curricular, que trata da experiência educacional entre os sujeitos que participam desse movimento de troca de conhecimentos e novas vivências.

Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, imaginar o currículo sob a perspectiva da Aprendizagem Integral significa transformar o eixo da transmissão e assimilação do conhecimento no espaço da escola. Segundo o educador, é preciso romper com a noção de currículo dado e do saber canônico, pois ele é uma construção coletiva, pensado a partir do sujeito.

Ao buscar a Aprendizagem Integral, o currículo precisa respeitar e, ao mesmo tempo, abranger as particularidades do perfil de cada educando. Na visão de Claudia Fortunato de Miranda, do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) do Ensino Médio, “existe uma preocupação em atender os alunos de acordo com as suas características e demandas individuais, sem deixar que a aprendizagem coletiva seja deixada de lado.”

A educadora reitera o caráter contínuo do processo educativo e destaca ainda que ele deve ser também participativo, buscando o desenvolvimento harmônico de todas as dimensões do ser humano (cognitiva, socioemocional, espiritual-religiosa, afetiva, comunicativa, ética, estética e corporal).

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Encontro da RJE em Belo Horizonte reuniu lideranças inacianas do Ensino Médio de todo o Brasil. Foto: Colégio Loyola.

Liderança inaciana

O PEC, no número 52, relembra que um colégio da Companhia de Jesus tem como um de seus principais objetivos a formação de lideranças inacianas, ou seja, sujeitos conscientes de seu compromisso com a justiça e o serviço.

Guidini observa que a formação de lideranças inacianas é o magis que nos move à aprendizagem. “Essa deve ser uma preocupação de fundo do currículo, mas também o resultado do processo formativo”, esclarece. Nesse sentido, a comunidade educativa ao buscar o magis está seguindo os passos de Santo Inácio de Loyola em direção aos demais e à promoção de mundo mais justo.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O currículo é vivenciado em todos os setores do Colégio e por todos os educadores. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por todo o Colégio

O currículo é peça fundamental dos processos de aprendizagem, no entanto, para a RJE é importante que ele transborde o setor Acadêmico e faça parte de todo o colégio. O PEC, no número 30, afirma que “o currículo é o ethos, no qual realizamos a finalidade que declaramos: excelência na educação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas”.

De acordo com Guidini, o currículo é o todo que envolve o fazer pedagógico e os diferentes tempos, espaços e sujeitos da formação do aluno e, por isso, todos são formadores e responsáveis pela educação ampla e específica. “Se ele [/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][o currículo] é o ethos institucional, da portaria à sala de aula, dos pátios à Manutenção, da Comunicação ao Centro de Esportes, por exemplo, todos são compreendidos como educadores no sentido amplo da palavra”, define.

A apropriação da Dimensão Curricular por educadores de todos os setores é, para Claudia, resultado da troca de conhecimento e de experiências entre os pares, colocando como objetivo final a Aprendizagem Integral e a excelência humana e acadêmica.

Clique aqui e leia sobre a Dimensão da Organização. [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]