13.02.17

PEC: Dimensão familiar

Comunidade ajuda na formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Comemoração do Dia da Família de 2016. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

Para o Colégio Medianeira, e para a Rede Jesuíta de Educação (RJE), a família é um importante elemento na prática da aprendizagem integral por meio da construção coletiva do conhecimento e na partilha de vivências e experiências. O lançamento do Projeto Educativo Comum (PEC), em 2016, evidenciou a participação da comunidade educativa para a formação de uma sociedade mais fraterna e no desenvolvimento pleno de homens e mulheres.

Na visão de Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, a família é o principal elo da escola com a sociedade. Segundo o educador, o vínculo entre a instituição de escolarização e as famílias permite a formação mútua. “A família, a comunidade e a Igreja são relações contextualizadas e nos auxiliam a situar a nossa proposta pedagógica dentro da realidade da qual fazemos parte”, afirma e completa: “a família, estando no colégio e participando, fortalece o nosso projeto”.

Marcelo Pastre, coordenador da Unidade de Ensino dos 8º  e 9º anos, comunga da opinião. De acordo com ele, a palavra-chave para que se compreenda o processo educativo de um estudante é a corresponsabilização. “A missão do colégio precisa ser a da família e o contrário também. Cada um tem um papel educativo e é o conjunto deles que estabelece e fortalece a formação do estudante”, define.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Interação das famílias é fundamental no processo de aprendizagem. Foto: Paulinha Kozlowski.

Currículo

A aprendizagem não acontece somente na sala de aula: ela está presente em todos os tempos e espaços pedagógicos dentro e fora do colégio. O currículo do Medianeira privilegia a formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, excelentes humana e academicamente.

Nesse sentido, explica Eliane Zaionc, coordenadora da Unidade de Ensino dos 6º e 7º anos, uma aprendizagem significativa e integral só acontece quando a família, e também a comunidade, desempenham o seu papel educador. “Por isso pensamos vários momentos que contemplem a presença da família na escola, seja em nível festivo, cultural, lúdico, celebrativo, comungando conosco”, comenta a educadora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A comunidade ajuda na formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos. Foto: Paulinha Kowzlowski.

Organismo vivo

Os projetos como a Festa das Linguagens do Medianeira e Sujeitos Leitores, as celebrações da Primeira Eucaristia e Crisma, e momentos como a Festa Julina e a Feira do Conhecimento são organizados de modo a permitir e viabilizar a acolhida das famílias e incidir em uma experiência de partilha e comunhão, como afirma o PEC, número 90.

“O Colégio é um organismo vivo. Todas as atividades envolvendo a família e a comunidade são formativas. Formam e nós nos formamos por intermédio delas. Esse é o sentido que queremos trabalhar dentro do Medianeira”, enaltece Fernando Guidini.

Com essa postura, o Medianeira repensa e ressignifica seus tempos e espaços de aprendizagens, fortalecendo a relação entre os diferentes membros da comunidade educativa, criando “vínculos que promovam e construam a justiça social na sociedade e reverberem na inserção e no reconhecimento dos colégios como parte constitutiva do contexto social no qual se localizam” (PEC, n. 99).