11.04.18

Plano Sistêmico de Acompanhamento ao Estudante no Medianeira

As equipes das Unidades de Ensino se reuniram para discutir estratégias para as diversas séries.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Equipes discutiram estratégias que possibilitem a sistematização do acompanhamento ao estudante. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

As equipes pedagógicas do Medianeira se reuniram durante toda a sexta-feira (6/4) e a manhã de sábado (7/4) para discutir o Plano Sistêmico de Acompanhamento ao Estudante da Federação Latino Americana da Companhia de Jesus (FLACSI), parte do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE). O debate teve como principal objetivo a excelência humana e acadêmica dos jovens e das crianças matriculadas no Colégio. Na manhã do sábado, os professores também se reuniram em seminários de estudos, uma estratégia de aperfeiçoamento contínuo dos educadores.

Para Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, os dois dias de trabalho são uma oportunidade para que as equipes construam, coletivamente, as aprendizagens esperadas, tanto em cada ano/série quanto para o mapa de aprendizagens do coletivo do colégio. “Como gestores das aprendizagens temos que, constantemente, responder a duas perguntas: 1.O que nossos estudantes estão aprendendo neste ano/série? 2. Atendemos ao que o Projeto Educativo Comum (PEC) lança e o que famílias e sociedade esperam de um egresso do Medianeira?”, afirma o educador. Jahn complementa com a leitura de um item da introdução (PEC) que lança luzes sobre o planejamento: “A educação que oferecemos será inclusiva, pautada em valores éticos e cristãos, uma vez que acreditamos ser possível educar crianças, adolescentes e jovens para que sejam conscientes, competentes, compassivos e comprometidos na construção de um mundo mais justo, fraterno, solidário, inclusivo e cristão.”

Para o Diretor Acadêmico do Medianeira, Fernando Guidini, pensar o novo faz parte do ambiente educativo. “Quando nós começamos, em meados de 2015, o Sistema de Qualidade em Gestão Escolar, colocamos no horizonte do Projeto Político-Pedagógico do Colégio essa estratégia, que é uma estratégia em rede, desenvolvida pela FLACSI e que insere a escola em um ciclo contínuo de autoavaliação e reflexão sobre as suas práticas, definindo metas e implementação de melhorias que impactem positivamente a aprendizagem integral de todos os estudantes”, comenta.

A sistematização processual do acompanhamento privilegia todos os espaços formativos do Medianeira, garantindo a aprendizagem nos diversos tempos e locais, ultrapassando as paredes da sala de aula.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os professores, no sábado, também reuniram em seminários de estudo. Foto: Paulinha Kozlowski.

Centro de aprendizagem

Segundo Jahn, as discussões propostas têm o objetivo de subverter as certezas, permitindo a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem para que, em 2020, possa ser visto como um centro de aprendizagem. “Que sejamos capazes de subverter as racionalidades colocadas para que, de fato, possamos fazer com esse exercício da nossa unidade seja algo novo”, explica.

Na visão de Tatiana Simas Mielke Chyla, orientadora de aprendizagem dos 8º anos e responsável pelo Plano Sistêmico de Acompanhamento ao Estudante no Medianeira, é fundamental evidenciar a transversalidade dos componentes curriculares, elegendo elementos centrais que possam se desenvolver em diversas disciplinas. “Chegou o momento de construirmos um critério central para as séries que não tenha a cara de somente uma disciplina”, avalia.

O Plano Sistêmico de Acompanhamento ao Estudante demonstra a preocupação do Medianeira, e também da Rede Jesuíta de Educação (RJE) com a formação integral do estudante, que é o centro de todo o processo educativo, como ilumina o PEC n. 29.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Após encontro geral, as equipes se reuniram localmente para debater soluções. Foto: Paulinha Kozlowski,[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]