Semana Santa Jovem 2023: a retomada do encontro
Após dois anos de pandemia, a missão é retomada com experiências enriquecedoras de encontro e celebração
A Semana Santa Jovem 2023 do Colégio Medianeira reuniu 35 estudantes em uma missão especial para viver os ensinamentos da Páscoa. Os jovens participaram do convívio com famílias de comunidades rurais do município de Mandirituba, região metropolitana de Curitiba. A missão durou quatro dias, iniciando na Quinta-feira Santa e seguindo até o domingo de Páscoa. Além dos estudantes do Ensino Médio, também participaram 14 Sempre-alunos, dois pastoralistas e dois padres.
O projeto do Colégio é voltado para uma formação cidadã local e global com uma estratégia formativa focada em três dimensões: espiritual-religiosa, socioemocional e cognitiva. As experiências e aprendizagens que vão além daquelas desenvolvidas no currículo de sala de aula, como é o caso da Semana Santa Jovem, auxiliam na formação de sujeitos conscientes, competentes, compassivos, críticos e comprometidos.
O coordenador do Centro de Formação Cristã e Pastoral, Padre Agnaldo S.J, comenta como foi consolador retomar a Semana Santa Jovem. “Essa é uma experiência completa, afinal, os participantes vivenciam atividades culturais, sociais e de fé. Os moradores locais são pessoas simples, mas que vivem intensamente o Tríduo Pascal e por isso têm muito a ensinar. Nós levamos um pouco de conhecimento e acolhimento a eles, mas recebemos e aprendemos muito mais. Por isso, ninguém volta indiferente a essa experiência”, comenta.
A missão contou com a participação não só de estudantes católicos, mas também jovens de outras religiões e aqueles que estão no processo de entender a própria experiência espiritual. “Os jovens aprofundam a experiência de fé e entendem que não é só uma repetição, um ritual chato e cansativo, mas sim algo profundo e com significado”.
Padre Agnaldo ainda relembra que a missão é uma experiência de encontro tanto consigo mesmo, para aprofundar a própria experiência espiritual, quanto um encontro com o outro, exercitando o olhar e o cuidado com o próximo. Essa é a forma que o Colégio encontrou de não apenas falar sobre os ensinamentos da Semana Santa, mas demonstrar na prática por meio de experiências.
Os estudantes vivenciaram uma cultura diferente, desde a vida no campo, que tem um ritmo mais lento, mas que valoriza momentos de maior conexão e qualidade; até as situações de dificuldade que essa população enfrenta. “Os nossos estudantes conheceram o dia a dia dos jovens da comunidade, que com a mesma idade, já assumem grandes responsabilidades de trabalho dentro da produção familiar. Por isso, muitas vezes tiveram que abandonar os estudos. Assim, os estudantes perceberam que podem assumir maiores responsabilidades perante a sociedade e a família. Por outro lado, os adolescentes da comunidade foram despertados para a vontade de voltar à escola. A troca entre eles foi muito bonita e enriquecedora”, conta a pastoralista Adélia.
Semana Santa Jovem 2023: tempo de entregar, acolher e comungar
O lema para a Semana Santa 2023, foi: é tempo de entregar, acolher e comungar. Esses três verbos foram vividos intensamente. O primeiro passo, a entrega, foi observado na abertura dos estudantes para viver aquela missão e conhecer o novo. E do outro lado, a entrega também é sentida pela população da comunidade que estava pronta para viver essa experiência.
Já a acolhida está na união da população para receber os participantes da missão em suas próprias casas. “E tudo isso gera comunhão, pessoas que não se conhecem, mas criam uma relação familiar muito forte de comungar na vida do outro. Nos últimos dias da celebração, a comunidade promoveu um jantar para todos, uma grande fraternização. Esse já é um dos resultados positivos da missão”.
Os estudantes puderam viver esses ensinamentos, mas eles não foram os únicos. A Pastoral criou um grupo no WhatsApp com os pais, para compartilhar fotos dos jovens, também as orações rezadas durante a missão. Dessa forma, as famílias puderam viver esses sentimentos intensos mesmo que de longe.
Experiências de fé na Semana Santa Jovem 2023
Os participantes sempre voltam com boas histórias e lembranças da missão. O pastoralista Luiz Felipe comenta que os jovens visitaram pessoas da comunidade que têm dificuldade de locomoção, por isso não conseguiam ir até a igreja e participar das celebrações. “Nós conversamos com os estudantes para que eles entendessem a importância desses momentos. Afinal, para essas pessoas, durante a Semana Santa, eles representavam Jesus. E eles entenderam a responsabilidade desse ato de visita, conversa e acolhimento”.
A pastoralista Adélia também comenta sobre um casal na comunidade de Colônia Lima que estava doente, mas que esperava ansiosamente a visita dos missionários. “A filha comentou que essas conversas aqueceram o coração dos pais e assim aqueceram toda a casa também. E os estudantes levaram essa experiência como um objetivo para as próximas visitas: aquecer o coração de cada pessoa da comunidade”.
As visitas foram marcadas por muitas conversas, orações compartilhadas e acolhimento. “Principalmente as pessoas mais velhas têm necessidade de contar sobre suas dores e alegrias, por isso, é tão importante ter alguém para escutar. As regiões do campo são marcadas por histórias de muita luta e trabalho, mas ao mesmo tempo, possuem histórias de felicidade e esperança. Esses momentos foram importantes para que os nossos jovens refletissem sobre as suas vidas e o valor que dão às suas famílias”, lembra o padre.
Na Comunidade Campestre dos Paulas, Jéssica e sua família abriram às portas de casa para receber duas estudantes do Colégio Medianeira. Ela comenta que foi uma experiência nova e gratificante. “Nunca tínhamos participado e gostamos muito de receber as meninas aqui, assim como, todos os jovens que passaram pela comunidade. Nossa casa ficou cheia de gente e cheia de luz trazida pela missão, esperamos que voltem sempre”.
O Sempre-aluno Nickolas participou pela décima vez da Semana Santa Jovem e comenta que em cada experiência consegue ter novas aprendizagens. “Desta vez, o momento mais inspirador foi ver a participação da comunidade durante a vigília. Eles organizaram vários grupos e a igreja estava sempre cheia. E mesmo sendo uma comunidade pequena já com a suas tradições de Semana Santa, eles estavam abertos para as nossas sugestões e felizes pela participação das novas gerações”.
Atividades e celebrações
Durante a Semana Santa Jovem 2023 aconteceram diversas atividades como: cerimônia de lava-pés, reunião com as lideranças da comunidade, convivência nas casas, missa do fogo, celebração de Sábado de Aleluia, momentos de oração e muito mais.
A missão foi encerrada com uma missa especial de Páscoa na capela Nossa Senhora Medianeira e foi marcada pelo reencontro dos estudantes com suas famílias. Foram quatro dias de aprendizagem, mas com entretenimento e interação entre os jovens. “Trabalhamos intensamente, mas também confiamos na ação de Deus. Ou seja, tudo que está em nosso alcance nós fazemos, mas também tem a ação Dele que não se explica, apenas é sentida”, finaliza o padre.