Simulados do Ensino Médio
Os estudantes se preparam para as provas do Enem e também de ingressos nas universidades.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Provas do Terceirão são desenvolvidas com empresa parceira e seguem o modelo do Enem. Foto: Paulinha Kozlowski.
Por Jonatan Silva
Os estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Medianeira participaram de simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre a sexta (13/4) e a manhã de segunda-feira (16/4). A estratégia fomenta a aproximação das turmas com a experiência de provas de longa duração.
O simulado do Terceirão, aplicado no sábado e na segunda-feira, foi desenvolvido pela empresa Evolucional, que atua em âmbito nacional e é formada por professores da Unicamp. Com essa dinâmica, os estudantes do Medianeira realizam provas com questões que emulam o exame do MEC.
Para Marcelo Pastre, coordenador da Unidade de Ensino, o simulado é uma oportunidade para a análise de forças e fraquezas nas áreas do conhecimento, possibilitando um aprofundamento sobre disciplinas específicas. “Serve para que o estudante perceba em que patamar, em que nível, enquanto processo avaliativo, ele se encontra com parâmetro daquilo que estuda e que precisa retomar”, comenta.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes do Terceirão já começam a se preparar para as provas do Enem e dos vestibulares. Foto: Paulinha Kozlowski.
Com base nos resultados do simulado, o estudante do Terceirão pode escolher os espaços de revisão, que acontecem a cada 15 dias, para recuperar conteúdos cujos desempenhos se mostraram mais frágeis. Pastre ressalta ainda que, dentro da carga horária da série, existem momento de revisão do currículo das séries iniciais do Médio.
Luana, estudante do Terceirão, enxerga o simulado como uma das iniciativas do Medianeira que preparam as turmas para além do conteúdo. “É o momento em que se mostra como é a realidade e que ajuda bastante para o dia da prova”, avalia.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] 1ª e 2ª séries também participaram do simulado. Foto: Paulinha Kozlowski.
Minissimulado
As turmas das 1ª e 2ª séries realizam provas por núcleo. Na sexta-feira aconteceu a primeira etapa. Segundo o orientador de aprendizagem, Carlos Torra, as questões foram elaboradas de acordo com o modelo utilizado no exame.
“A ideia é oferecer aos estudantes um exercício daquilo que o Enem exige enquanto Ciências e Suas Tecnologias. É um passo importante para que avancem para um simulado maior e também para as provas de vestibular”, explica o educador.
No Colégio Medianeira, o Ensino Médio dá continuidade à formação acadêmica e humana do estudante, não apenas projetando seu futuro, mas valorizando seu tempo presente.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]