(Atualização – 6/5/2020)

Prezados pais/responsáveis,

Esperamos que vocês e suas famílias estejam bem.

Nesta quarta semana de estudos a distância, validando as atividades não presenciais para todo o Ensino Fundamental e Médio (Deliberação n.º 01/2020 do Conselho Estadual de Educação, 31 de março de 2020) devido ao COVID-19, atentos às Normativas Estaduais e Municipais referentes ao Estado de Emergência ocasionado pela pandemia, e atendendo ainda às diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, em 29/04/2020, acerca da validação das horas de estudo a distância e ao cumprimento do calendário escolar 2020, o Colégio Medianeira mais uma vez entra em contato com a comunidade de pais/responsáveis para reforçar encaminhamentos já realizados e novas orientações sobre as mensalidades.

Informamos que o Decreto Municipal nº 580/2020, de 29/04/2020, oficializa a suspensão, no período de 3 de maio a 2 de julho de 2020, das atividades presenciais educacionais desenvolvidas nas unidades educativas deste município. Assim sendo, comunicamos a continuidade do estudo a distância para os meses de maio e junho, validando as atividades não presenciais. O ordenamento do projeto pedagógico para o mês de maio foi encaminhado pela Equipe de Série a todas as famílias ao longo da última semana. Durante esse mês, novamente em atitude de abertura e diálogo, projetaremos as atividades acadêmicas para o mês de junho, atentos às especificidades das séries e faixas etárias. O projeto em curso procura garantir a excelência de formação que oferecemos – acadêmica, humana e espiritual. Nosso planejamento é pensado a partir das decisões que vêm sendo publicadas pelos órgãos competentes, garantindo que o Colégio esteja pedagogicamente organizado para seguir essas decisões. O critério de essencialidade pedagógica (conceitos, conteúdos centrais, aprendizagens esperadas) é referência em nossos encaminhamentos, a fim de garantir a qualidade do que é ensinado aos estudantes. No retorno presencial, avaliaremos o processo vivenciado, retomaremos conteúdos centrais em caso de necessidade e daremos sequência à proposta pedagógica curricular, contemplando o que foi acordado na assinatura do contrato de prestação de serviço.

O comunicado enviado em 28 de abril delineou diretrizes acerca do pagamento de mensalidades e demais prestações de serviços. Retomava o ordenamento exposto em comunicado de 03 de abril, detalhava custos da operação e apresentava a política de pagamentos para os meses de maio e junho. Nesta última semana, em diálogo junto às famílias, atento aos movimentos do contexto por todos vivenciado em nossa cidade, e em consonância com as orientações administrativas da nossa Mantenedora, o Colégio Medianeira deu novos passos em sua política de preços.

Como é do conhecimento de todos, somos uma entidade sem fins lucrativos, e já externalizamos para essa comunidade de pais números da nossa operação, novos gastos com o projeto pedagógico emergencial, descontos oferecidos ao Período Integral e cancelamento dos custos com Arte e Esporte. Reforçamos que as reduções resultantes da paralisação são muito pequenas, uma vez que, além de manter integralmente o salário de seus educadores, há diversos outros custos fixos que não podem ser reduzidos, tais como contratos anuais, além dos investimentos em materiais pedagógicos e infraestrutura que já foram realizados contemplando o ano letivo de 2020.

Atento ao cenário apresentado, solidário e sensível às famílias do Medianeira neste momento, mesmo considerando que o contrato de prestação de serviços educacionais é regido pela Lei Federal nº 9.870/99 e deverá obedecer a esta e quaisquer outras deliberações extraordinárias que venham a ser publicadas sobre o assunto, trabalhando pra cumprir a legislação e orientações vigentes, e atento às orientações do PROCON-PR (http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106323&tit=Procon-PRorienta-sobre-contratos-com-escolas-e-academias), o Colégio Medianeira oferecerá, de forma extraordinária, redução de percentuais nas mensalidades dos meses de maio, junho e julho, conforme a orientação a seguir:

  • Educação Infantil (Infantil 2, 3, 4, 5): 30% de desconto.
  • Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): 15% de desconto.
  • Ensino Fundamental II e Ensino Médio (6º ano à 3ª série): 10% de desconto.

Frente ao exposto, informamos que:

  • Para garantir o processamento do desconto, o vencimento do boleto de maio será adiado para o dia 15/05/2020. Informaremos via ClipEscola assim que os novos boletos estiverem disponíveis.
  • O desconto não será cumulativo, ou seja, será mantido o percentual já aplicado para aqueles que têm redução igual ou superior ao valor estabelecido nessa política.
  • O desconto estabelecido fica condicionado ao pagamento em dia, não sendo possível sua prorrogação para além da data de vencimento do boleto.
  •  Aqueles que quitaram o boleto de 10 de maio terão o desconto refletido na mensalidade de junho.
  • Aqueles que ainda não quitaram a mensalidade de abril poderão fazê-lo, sem encargos, até o dia 15/05/2020, solicitando novo boleto pelo e-mail tesouraria@colegiomedianeira.g12.br
  • As famílias que até o momento ingressaram com o pedido em nossa política financeira emergencial estão recebendo os devidos retornos.
  • Como a presente política atua sob a premissa do desconto linear, casos individualizados deverão ser informados pelo e-mail tesouraria@colegiomedianeira.g12.br

Conforme mencionamos em comunicado anterior, o Colégio Medianeira não medirá esforços para seguir servindo a sua comunidade educativa, e continuará fomentando ainda mais a relação colégio-família. Reconhecemos todo o apoio que vocês nos têm dado, e agradecemos por isso, assim como continuamos contando com a parceria para transpormos este momento ímpar que estamos vivendo. Como gesto concreto, convidamos às famílias que eventualmente não tenham necessidade de tal desconto, que nos comuniquem via e-mail apontado acima, a fim de que o referido valor seja redirecionado aos mais necessitados da nossa comunidade. Continuaremos monitorando a situação para realizar quaisquer ajustes de planejamento que se façam necessários. Juntos encontraremos as melhores estratégias para superar essa jornada.

Que neste mês mariano, Nossa Senhora Medianeira interceda junto a seu Filho Jesus por cada uma das nossas famílias, preservando vida e saúde. Às mães em seu dia, nossa prece de louvor e gratidão pela vida de cada uma de vocês.

Atenciosamente,
Direção do Colégio Medianeira.


Comunicados anteriores sobre o Coronavírus.

28/04/2020 – Coronavírus
03/04/2020 – Coronavírus
30/03/2020 – Coronavírus
23/03/2020 – Coronavírus
18/03/2020 – Coronavírus
17/03/2020 – Coronavírus
16/03/2020 – Coronavírus
13/06/2020 – Coronavírus
03 /03/2020 – Cuidados com a saúde