06.03.18

5º ano e a responsabilidade ambiental

As Turmas construíram casa usando somente materiais reaproveitados.

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Por Jonatan Silva      

A responsabilidade ambiental é um dos pilares do Colégio Medianeira, norteando o currículo das disciplinas nas diversas séries e também pontuando ações dentro do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas. Durante todo o primeiro semestre letivo, as turmas do 5º ano estudam temas como ecossistemas, biomas do Brasil, impactos ambientais causados pelo homem, alternativas para reverter esse quadro, construções ecológicas e outras.

Uma das iniciativas abordadas em sala de aula é o Programa Era, idealizado pela bióloga Angela Feijó, que transforma caixas de leite em tijolos. Inspirada pela ideia e trabalhando com os estudantes questões como unidades de medida, , a professora de Matemática Eliane Barreto Maia Santos construiu a Casateca, um espaço de aprendizagem “erguido” com materiais recicláveis que as crianças trouxeram de casa.

Inicialmente, a Casateca desenvolvida pela professora Eliane em 2016. A partir de 2017, a professora Rafaela Batista dos Santos também passou a integrar a iniciativa.

“Como cada caixa tem massa diferente, calculamos a média de massa dos tijolos; acomodamos os tijolos num quadrado de madeira com medida lateral de 1 metro, então calculamos a área do quadrado, depois a área da casa pronta, fizemos muitas estimativas durante o processo”, comenta Eliane.

A Casateca é um espaço de convivência e aprendizagem. Foto: Paulinha Kozlowski,

Autonomia

A interdisciplinaridade permite que, em uma mesma atividade, os estudantes levantem questionamentos da disciplina de Ciências e também de Matemática. Segundo a educadora, pouco a pouco as crianças passaram a discernir de qual natureza era cada uma das dúvidas. “A busca pelas estratégias para resolver as situações inseridas na construção foi natural e gratificante, além da empolgação era visível o orgulho pelo trabalho executado”, avalia.

A conversação e a limpeza da Casateca também ficam por conta dos pequenos, que experenciam na prática o conceito de autonomia responsável. Como explica o Projeto Educativo Comum (PEC), n. 42, cabe ao professor permitir que as turmas se apropriem do conhecimento “sempre de modo a tornar efetiva a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da autonomia”.

“Desde a inauguração, as crianças das diferentes idades e séries fazem a organização interna da casa, mudando a disposição dos móveis, varrendo com uma vassoura feita com garrafa Pet”, explica Eliane.

Projeto foi totalmente executado pelos estudantes. Foto: Paulinha Kozlowski.

Ampliação

Para 2018, a professora tem como meta a ampliação da Casateca, passando de 4m² para 6m². A pedido da Educação Infantil, uma nova casa deverá ser construída ainda neste ano. Para colocar o projeto em prática, as turmas do 5º ano farão a análise do terreno disponível, a medição do local, elaboração do projeto, estimativa e cálculo dos materiais necessários.

“Temos também a possibilidade de fazer parceria com um CMEI de Curitiba e outra instituição que atende e orienta adolescentes na busca pela qualificação profissional para construção de um ateliê de artes para toda a comunidade escolar”, afirma Eliane, que completa lembrando que os estudantes participarão de todas as etapas da execução dos projetos.

A Casateca está localizada no pátio do Ensino Fundamental Fase I e está aberta à visitação.

Confira a galeria de fotos

[/fusion_text][fusion_images picture_size=”fixed” hover_type=”none” autoplay=”no” columns=”5″ column_spacing=”13″ scroll_items=”” show_nav=”yes” mouse_scroll=”no” border=”yes” lightbox=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2018/03/IMG_6439.jpg” image_id=”” link=”” linktarget=”_self” alt=”” /][fusion_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2018/03/IMG_6437.jpg” image_id=”” link=”” linktarget=”_self” alt=”” /][fusion_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2018/03/IMG_2763.jpg” image_id=”” link=”” linktarget=”_self” alt=”” /][fusion_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2018/03/IMG_2772.jpg” image_id=”” link=”” linktarget=”_self” alt=”” /][fusion_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2018/03/IMG_2775.jpg” image_id=”” link=”” linktarget=”_self” alt=”” /][/fusion_images][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo