10.08.16

Medianeira no Devising 21st

Educadores participaram do encontro que contou com palestrantes de todo o mundo.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Congresso reuniu importantes nomes da educação mundial. Foto: Divulgação/PUCPR/Facebook.

Texto por Jonatan Silva

Os educadores do Colégio Medianeira Vinícius Soares Pinto, responsável pela Comunicação, e Cláudia Furtado, do Serviço de Orientação Pedagógica do Ensino Médio, participaram no final de julho do Devising 21st, evento sobre educação organizado pela PUCPR e que contou com palestrantes de todo o mundo.

Estar no congresso proporcionou aos educadores do Medianeira conhecer novas experiências de aprendizagens em escolas de várias partes do globo. Para Vinícius, o Devising 21st demonstra que o Medianeira e os outros colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) estão conectados com as novas tendências de aprendizagem e estão conscientes de que o “modelo tradicional” não funciona mais. “As instituições de ensino precisam formar sujeitos em diferentes competências para que consigam estar preparados para um futuro no qual 65% das profissões nós ainda nem conhecemos”, explica.

Cláudia vê no congresso a possibilidade de entender como as universidades organizam o processo educativo na busca de formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho. “A questão central do Devising foi: como formar jovens que possam enfrentar os grandes problemas da atualidade de forma criativa e crítica, sabendo que a maioria das profissões ainda serão criadas nos próximos anos? Que tipo de habilidades e competências são exigidas na formação destes jovens? Que tipo de ensino dá conta deste tipo de aprendizagem?”, revela a educadora.

Nesse sentido, Cláudia reflete ainda sobre a importância da formação integral aliada a uma base sólida e outra específica. A relação humana e acadêmica exige posicionamentos e tomadas de decisões frente aos desafios. “Um excelente engenheiro é aquele que consegue ler o seu tempo nos aspectos políticos, sociais e econômicos”, exemplifica.

Aprendizagem ativa

Um dos temas abordados no encontro foi a aprendizagem ativa, que concebe que o aluno é sujeito e centro do processo de aprendizagem e necessariamente é ou precisa ser leitor e pesquisador.

A proposta pedagógica do Colégio Medianeira, e da Rede Jesuíta de Educação, está pautada na Aprendizagem Integral, metodologia de ensino que trabalha com as dimensões ética, cognitiva, relacional, espiritual para a compreensão dos conhecimentos específicos e também para a formação humana.

Entretanto, na visão de Cláudia Furtado, as duas metodologias não abordagens e, ao contrário, se complementam. “Na verdade, não são propostas diferentes, diria que um dos caminhos para a Aprendizagem Integral são as metodologias ativas”, explica a educadora, que relembra a importância do trabalho de pesquisa realizados pelos alunos do Medianeira.

Tecnologia

O uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem deixou de ser algo “do futuro” e já se transformou em realidade. A experiência pedagógica de um computador ou tablete em sala de aula não pode mais ser alvo de fetichização. “Hoje, percebe-se que a grande importância da tecnologia é ser meio para conectar pessoas e proporcionar ferramentas que ajudem o educador a gerar indicadores de avaliação sobre os processos de aprendizagem de seus alunos”, resume Vinícius.

Para Cláudia é fundamental que o currículo escolar envolva as múltiplas linguagens desde as séries iniciais. Com o avanço da vida acadêmica, o aluno mais e mais se torna sujeito autônomo, capaz de escolher os caminhos que seguirá. Para isso, o Medianeira prioriza a formação de homens e mulheres conscientes do seu papel na sociedade e capazes de exercer com competência e compassividade as suas escolhas.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]