05.09.17

Medianeira no EDUCERE

Educadores apresentaram trabalhos no congresso, possibilitando a troca de experiências.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] As educadoras Karolina Vargas e Tatiane Mielke durante apresentação do trabalho. Foto: Arquivo Pessoal.

Por Jonatan Silva

Os educadores do Colégio Medianeira, Roberta Uceda, Claudia Furtado de Miranda, Carlos Torra, Ivana Suski Vicentin, Tatiana Mielke e Karolina Vargas, participaram na última semana do XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR).  No evento, promovido a cada dois anos e que  discute as práticas e os processos educacionais considerando o contexto global e as demandas sociais, os professores e membros das equipes pedagógicas do Medianeira apresentaram seis trabalhos a respeito das vivências do Colégio e da percepção do cenário externo.

A provocação proposta em 2017 pelo EDUCERE foi a de pensar os processos pedagógicos a partir de um contexto multifacetado e extremamente atrelado às redes de comunicação. Claudia Furtado de Miranda, responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) do Ensino Médio, levanta questionamentos a respeito da maneira como os estudantes aprendem e de que maneira a escola pode atendê-los. “A aprendizagem integral exige dos educadores o trato com o conhecimento e com as metodologias que sejam capazes de interligar as disciplinas e de tecer estudos de forma cooperativa. Daí a importância de cuidar e dinamizar a formação do professor”, comenta a educadora.

O congresso é também uma oportunidade para a troca de experiências, permitindo a abertura a novas temáticas e caminhos que possam ser explorados. Na visão de Ivana Suski Vicentin, responsável pelo SOP dos 8º e 9º anos, as articulações que ocorreram no EDUCERE demonstram a importância e relevância do trabalho realizado pelo Medianeira ao longo dos seus 60 anos. “O contato e o intercâmbio entre as pessoas e a troca de ideias são fontes inestimáveis de ajuda para quem atua na educação, porque delas se evidencia um movimento vital em tempos tão difíceis como esse que estamos vivendo em termos de indefinição das políticas educacionais nacionais: o de querer fazer uma educação com maior significado para os nossos estudantes”, explica.

Diálogo

O EDUCERE fortalece o diálogo entre o Medianeira e a universidade, um movimento que já acontece por meio de projetos como a participação de estudantes do Ensino Médio no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) promovido pela PUCPR, ou seja, um trabalho que vai além da preparação para a aprovação no vestibular. Como salienta Claudia, a interação entre a educação básica e o ensino superior é indispensável na busca pela excelência humana e acadêmica.

De acordo com Ivana, participar do EDUCERE mostra que o Medianeira está preocupado com uma educação atualizada e atenta aos diversos membros da comunidade educativa, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem. “Nós temos buscado constantemente algumas parcerias com a PUCPR e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). E também temos um Projeto de Formação Continuada envolvendo todos os educadores da instituição, não só com os professores, o que demonstra que o Medianeira é uma instituição comprometida com uma educação que se atualiza permanentemente”, esclarece.

Nesse sentido, o Colégio Medianeira, e também a Rede Jesuíta de Educação (RJE), reforça seu compromisso de formar homens e mulheres para a vida e para o mercado de trabalho, colocando em evidência a fé e a justiça social.

Confira a lista dos trabalhos apresentados pelos educadores do Medianeira

Os Direitos humanos e a formação de professores: uma perspectiva biocêntrica
Autores: Carlos Torra, Claudia Furtado de Miranda e Ivana Suski Vicentin

A Importância das relações e a formação continuada de professores da educação básica