14.09.17

Prof. Dante: Alfabetização Matemática

O educador conversou com os professores do Medianeira a respeito da aprendizagem da disciplina.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Conversa com o educador permite maior sistematização do ensino da matemática. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

O educador e autor de livros didáticos Luiz Roberto Dante conversou com os professores de matemática do Colégio Medianeira no final de agosto. A aula, que teve a participação de profissionais de diversas séries, tratou de temas como a alfabetização matemática e a contextualização e problematização do conteúdo.

Para Dante, autor das obras usadas do 6º ano ao Ensino Médio no Medianeira, a aprendizagem eficaz da disciplina acontece quando o professor compreende o processo de ensino e também os seres humanos envolvidos. “Ensinar matemática é compartilhar um método, mas é sempre interessante fazer relações com a língua portuguesa e educar pela compreensão”, explica.

Ivana Suski Vicentin, do Serviço de Orientação Pedagógico (SOP) dos 8º e 9º anos e uma das responsáveis pelo momento, observa no encontro o caráter de sistematização do trabalho de ensino da matemática. “É muito importante proporcionar essa articulação com o autor, até para que o professor perceba a intencionalidade e as adaptações que podem ser feitas em sala” comenta.

Na visão do educador, quebrar os tabus envolvendo a matemática pode ser um importante ponto de partida para que as turmas se sintam acolhidas. “A grande dificuldade do estudante está na interpretação do problema, por isso, é preciso fazer pontes com o dia a dia”, comenta o professor.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] “Ensinar matemática é compartilhar um método, mas é sempre interessante fazer relações com a língua portuguesa e educar pela compreensão”, explica Dante.

Formação contínua

A visita do professor Dante reforça o compromisso do Medianeira com a formação e o aperfeiçoamento continuados dos educadores. De acordo com Ivana, a conversa enriquece a preparação dos profissionais docentes, criando interfaces entre o conteúdo abordado no material de apoio e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Colégio.

“O professor precisa se questionar: em que a disciplina e os componentes curriculares vão congregar com todos os princípios do PPP, pensando sempre na formação integral do nosso estudante?”, explica a orientadora pedagógica e completa afirmando que o diálogo com Dante oferece mais segurança nos processos de aprendizagem.

Está prevista para abril de 2018 uma segunda visita do professor Luiz Roberto Dante ao Medianeira. A continuidade desse momento de troca e descoberta é fundamental para a educação de homens e mulheres para a vida e para o mercado de trabalho.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

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