12.12.17

Projeto Observando os Rios

Por meio de trabalho voluntário, estudantes desenvolvem olhar crítico sobre a sustentabilidade.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Por meio de trabalho voluntário, estudantes desenvolvem olhar crítico sobre a sustentabilidade.

Por Jonatan Silva

Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Medianeira que participaram do projeto Observando os Rios, criado pela ONG SOS Mata Atlântica, receberam na última sexta-feira (8/12) um certificado pela ação voluntária exercida. Em todo o Brasil são 3 mil voluntários divididos em 254 grupos e que analisaram 219 rios.

As equipes do Colégio – que coletaram amostras no Rio Belém (Curitiba) e em Piraquara, no Centro de Educação Ambiental (CEA) – trabalharam os resultados obtidos nas análises nas disciplinas de Química e Física. Para Roberto Casagrande Filho, responsável pelo CEA, a atividade permite aos estudantes a reflexão sobre o cuidado com os espaços urbano e natural e como as atitudes impactam a sociedade.

“Monitorar a qualidade da água é diagnosticar a saúde do ambiente em que vivemos e atuamos. A partir da observação e da identificação da condição ambiental dos mananciais e rios que cortam nossas cidades, podemos reconhecer e compreender os principais problemas que nos afetam”, explica Casagrande.

Como explicaram as professoras Pâmela Campos e Soraya Kulicheski, laboratoristas de Química e Física, a metodologia utilizada nas coletas seguiu o padrão do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). “Isso permitiu que eles vivenciassem a prática do método científico tal qual se desenvolve no Ensino Superior”, comentam as educadoras.

Conscientização

O projeto foi uma oportunidade para que os estudantes colocassem na prática muitos dos conceitos experenciados em sala de aula, permitindo o cruzamento de dados técnicos e do conhecimento empírico. “Percebendo que a melhoria da qualidade de vida, passa pelo uso ecologicamente correto dos recursos naturais e a preservação e recuperação de ambientes, ou seja, que para transformar a realidade, os estudantes refletem sobre nossas ações cotidianas e desenvolvem ações de sustentabilidade”, avalia Casagrande.

De acordo com Pâmela e Soraya, ao divulgar os resultados coletados, os estudantes sensibilizam a comunidade educativa a respeito da importância de promover atitudes e pensamentos menos danosos à natureza. “Ao relacionar a proposta do Projeto Observando os Rios com o trabalho de pesquisa desenvolvido no EM, mais do que o estudo de conteúdos disciplinares, os estudantes protagonizaram ações lúdicas de divulgação do projeto, estabelecendo relações entre o método científico e questões socioambientais”, ressaltam.

Durante a execução do projeto, os grupos desenvolveram pesquisas relacionadas à revitalização de rios, a questão hídrica e a discussão envolvendo políticas públicas relacionadas à ecologia. Com a abordagem interdisciplinar, o trabalho voluntário se torna uma ação que fomenta o pensamento crítico e criativo sobre o mundo e o papel de cada um na sociedade.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

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