(Atualização – 5/6/2020)

Prezados pais/responsáveis,

Entramos no terceiro mês de quarentena e esperamos que todos estejam bem de saúde, conseguindo lidar com serenidade e discernimento frente aos desafios que o contexto atual nos exige, nas diferentes dimensões de nossas vidas. Também nos solidarizamos e pedimos orações para as mais de trinta mil famílias brasileiras que perderam entes queridos devido à pandemia.

“Hoje, no drama da pandemia, diante de tantas certezas que desmoronam, diante de
tantas expectativas traídas, no sentido
de abandono que prende nossos corações, Jesus
diz a cada um: ‘Coragem: Abre o coração ao meu amor. Você sentirá o consolo de Deus,
que te sustenta”. Papa Francisco.

No Colégio Medianeira, toda a comunidade escolar – educadores acadêmicos e administrativos, estudantes e famílias – têm aprendido muito neste período, precisando ressignificar rotinas, sempre zelando pela aprendizagem e pelo cuidado dos estudantes nas três dimensões: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
Abaixo, elencamos importantes encaminhamentos feitos no mês de maio, além do planejado para o mês de junho, entre outros temas pertinentes ao momento:

  1. Maio

    Foi um mês intenso de aprendizagens. Promovemos novas formações aos educadores em ferramentas digitais focadas para o período de avaliações. Todos os estudantes receberam uma conta institucional no Office 365, permitindo o acesso autenticado à plataforma Teams. Mantivemos a manutenção e qualificação constante de infraestrutura e apoio pedagógico nos ambientes virtuais do Moodle, Teams, Office 365 e ClipEscola. Apesar do distanciamento social, ainda celebramos juntos o Dia da Família em homenagem às Mães (sábado, 9/5) e o Dia da Nossa Senhora Medianeira (31/5), com transmissão ao vivo no último domingo.

  2. Junho

    Mês de continuidade às aprendizagens, com foco na matriz avaliativa e finalização do 1º trimestre. Igualmente, um período de muito estudo e discussão da equipe acadêmica sobre os diagnósticos das aprendizagens em curso, para que o 2º trimestre comece com serenidade e segurança.

  3. Julho

    Ainda sem previsão de retorno às atividades presenciais. No dia 4/7 teremos uma Festa Julina virtual, que em breve será divulgada. Também estamos estudando a possibilidade de uma semana de recesso escolar, para que famílias, educadores e estudantes possam se desconectar um pouco, pois após três meses de quarentena, visualizamos possíveis cansaços da comunidade diante da conexão on-line permanente no contexto de isolamento social. Futuramente, enviaremos novo comunicado a esse respeito

  4. Decretos Estaduais e Municipais

    Conforme já informado nos comunicados anteriores, o Colégio Medianeira continua atento e seguindo as orientações das autoridades, acompanhando discussões nos âmbitos sanitários, educacionais e jurídicos sobre os desafios e mudanças em vigor devido à pandemia. Informamos que o Conselho Estadual de Educação, por meio da Deliberação N.º 02/2020, aprovada em 25/05/2020, alterou o artigo 2.º da Deliberação N.º 01/2020, para permitir que o regime especial instituído para este tempo de pandemia possa ser exercido pelas instituições de ensino que ofertam Educação Infantil.

  5. Protocolos de retorno

    A Rede Jesuíta de Educação está atenta aos cenários de saúde em todas as cidades que possui instituições de ensino – escolas, colégios e universidades. Desde o início da quarentena, um grupo de especialistas em diferentes áreas se reúne periodicamente para desenvolver possíveis protocolos de retorno que garantam a segurança da comunidade, conforme a realidade local.

  6. Estrutura física do Colégio Medianeira

    Periodicamente, com equipes reduzidas, estamos mantendo a estrutura do nosso campus limpa e segura. Além dessa manutenção, um grupo de profissionais tem se dedicado a estudar possíveis adaptações internas que serão necessárias para atender na integridade os futuros protocolos de retorno.

Por fim, reforçamos o agradecimento pelo apoio e parceria de todos os membros que formam a comunidade escolar do Colégio Medianeira. Apesar da distância física, temos conseguido manter vínculos e nos visualizarmos como um corpo em comunhão. Novamente, citando o Papa Francisco, que sejamos capazes de abraçar a esperança para logo nos reencontrarmos.

“Abraçar a Sua cruz é abraçar todas as contrariedades atuais, abandonar ânsia de onipotência
para dar espaço à criatividade que só o Espírito é capaz de suscitar. Na sua
cruz fomos salvos para colher a esperança. Abraçar o Senhor para abraçar a esperança,
aqui está a força da fé que liberta do medo e dá esperança. Senhor, abençoa o mundo,
dá saúde aos corpos e conforto aos corações”. Papa Francisco.

Cordialmente,
Direção do Colégio Medianeira.


Comunicados anteriores sobre o Coronavírus.

06/05/2020 – Coronavírus
28/04/2020 – Coronavírus
03/04/2020 – Coronavírus
30/03/2020 – Coronavírus
23/03/2020 – Coronavírus
18/03/2020 – Coronavírus
17/03/2020 – Coronavírus
16/03/2020 – Coronavírus
13/06/2020 – Coronavírus
03 /03/2020 – Cuidados com a saúde