22.03.17

Acolhida às famílias novas 2017

Encontro, já tradicional, permite que pais e responsáveis conheçam melhor a proposta pedagógica e os espaços.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Carlos Alberto Jahn conversou com pais e responsáveis em evento no Salão nobre. Foto: Paulinha Kozlowski.

No último dia 18 de março, o Colégio Medianeira realizou a tradicional recepção às famílias dos estudantes que ingressaram na instituição neste ano. Durante as comemorações dos 60 anos da instituição, esse foi um momento de acolhida e reconhecimento mútuo, troca de impressões e de construção de laços entre os membros da comunidade educativa.

Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, visualiza no encontro um importante estreitamento de relação e coparticipação na formação integral dos alunos. Segundo Jahn, essa é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis conheçam os espaços de aprendizagens e o Projeto Pedagógico do Colégio. “É interessante você poder tomar café com a família, responder inquietações a respeito dos processos e poder rezar junto pelo Colégio e por aquilo que cada um traz de preocupação”, afirma.

O Diretor Acadêmico do Medianeira, Fernando Guidini, observa na atitude de abertura às famílias um compromisso de parceria. “É necessário que as famílias sintam-se bem e acolhidas, e sejam formadas diante daquilo que apresentamos como proposta de educação integral”, exemplifica e relembra que a família faz parte do currículo.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Enquanto pais participam dos encontros com as equipes pedagógicas e a Direção, os pequenos se divertiram em atividades especiais. Foto: Paulinha Kozlowski,

Impressão positiva

De acordo com Paulo Sandrini, pai de um aluno do 6º ano, ao serem convidados para conhecer a instituição, os familiares se sentem mais seguros quanto aos processos educativos e ao ambiente escolar. “É muito bom ter um contato direto com a instituição. A impressão que fica é muito positiva”, comenta.

A visão é compartilhada por Leonice Belisque, mãe de uma estudante do 7º ano. Para ela a acolhida permite que as famílias conheçam os espaços, as pessoas que fazem parte do Colégio e que estão em lugares para além da aprendizagem, como segurança e a relação com a comunidade. “Fica uma sensação bem confortável. Conhecemos os outros pais, os amigos de nossos filhos e também a direção do Medianeira”, esclarece.

Enquanto os pais estavam envolvidos em reuniões com as coordenações das Unidades de Ensino e com a equipe diretiva, as crianças participaram de atividades lúdicas proporcionadas pelo Centro de Artes e pelo Centro de Esporte.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A acolhida terminou com uma celebração na Capela do Medianeira. Foto: Paulinha Kozlowski.

Aprendizagem integral

Guidini evoca também a família como uma das quatro dimensões do Projeto Educativo Comum (PEC), que, em seu número 99, ilumina a interação e relação com os pais, responsáveis e estudantes e “acaba por incidir na criação de vínculos que promovem e constroem a justiça social na sociedade”.

O encontro, que foi encerrado com uma celebração na Capela do Medianeira, reflete o compromisso da Rede Jesuíta de Educação (RJE) com a formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos. “A nossa preocupação é preparar o estudante para que faça a diferença na sociedade”, disse Jahn durante apresentação no Salão Nobre.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]