13.03.17

Robótica no Medianeira

A Iniciativa, pautada pela inovação, é a nova opção de atividade de contraturno para os estudantes.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] As aulas de robótica auxiliam a desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

2017 marca os 60 anos de fundação do Colégio Medianeira, uma história construída por meio do compromisso de formar estudantes excelentes humana e academicamente, capazes de ler e interpretar as diversas linguagens de seu tempo. Com o objetivo de reforçar esse comprometimento em prol da Aprendizagem Integral, o Medianeira passa a oferecer o curso de Robótica como atividade de contraturno em parceria com a empresa Robo Mind.

O ensino de robótica surgiu com a necessidade de desenvolver capacidades e habilidades que atendam aos desafios contemporâneo. Vinícius Soares Pinto, coordenador do Midiaeducação do Medianeira, enxerga no processo de aprendizagem da robótica semelhança ao estudo de um novo idioma. “O estudante começa a ter noções básicas de programação, linguagem que exercitará o raciocínio lógico e a criatividade na resolução de problemas, competências essenciais para lidar com uma realidade cada vez mais conectada”, comenta o educador.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O trabalho em equipe é fundamental para a resolução dos desafios. Foto: Paulinha Kozlowski.

Habilidades

A atividade é a prática daquilo que o Diretor Geral do Colégio Medianeira, Carlos Alberto Jahn, durante a abertura do ano acadêmico, chamou de “projeto portador de futuro”. Para Vinícius, a robótica estabelece um importante diálogo com a resolução de problemas por meio do raciocínio lógico e da criatividade. “Ambas habilidades necessárias para um futuro profissional que precisará lidar com uma realidade cada vez mais adversa de recursos e de desafios globais”, explica.

Para o professor Cleber Silva, responsável pelas aulas de robótica do Medianeira, outra habilidade importante desenvolvida pelo aluno é trabalho em equipe. “As crianças em geral, estão se tornando cada vez mais individualistas, têm seu celular, seu brinquedo. Na robótica a relação interpessoal é primordial, não se constrói um robô sozinho. Quanto mais ideias aparecendo, mais efetivo é o robô. Fazemos com que os alunos interajam para um bem comum, com isso, os induzimos a respeitarem o tempo e as ideias dos colegas, pois os dele também serão respeitados”, afirma.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para Vinícius Soaresa Pinto, a inovação precisa fazer parte do cotidiano escolar. Foto: Paulinha Kozlowski,

Inovação

As aulas de robótica são também um importante passo para a inovação e a inventividade dentro dos ambientes educacionais, tema abordado pelo Diretor de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba, que visitou o Medianeira no começo de fevereiro. No encontro, Borba comentou que uma atitude inovadora é fundamental para a formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.

“É dever da escola oferecer momentos e espaços de aprendizagens em que alunos tenham contato e aprendam a lidar de maneira crítica e criativa com diferentes linguagens do conhecimento”, avalia Vinícius.

Segundo Silva, na robótica não existe “receita de bolo” e, por isso, os estudantes precisam exercitar sua criatividade e desenvolver soluções de acordo com a necessidade. “Cada grupo pode programar e modificar seu robô como quiser. Nesse momento é que a criatividade e a inovação aparecem, e acreditem, são ideias incríveis, muitas delas dignas de patente”, exemplifica e completa: “a cada aula os alunos são expostos à informação relativa ao conhecimento técnico, como mecanismos e acionamentos”.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Segundo o PEC (n. 26 e 27), as novas tecnologias precisam estar inseridas nas salas de aula. Foto: Paulinha Kozlowski.

Modalidades

A Robo Mind oferece duas opções de curso de robótica. A primeira, chamada de “Inventors”, é destinada às turmas do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental e oferece o estudo de iniciação, colocando em evidência questões como habilidades sociais e cognitivas por meio da resolução de desafios.

A segunda modalidade, para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, se chama “Robotics” e articula conceito de matemática, engenharia, física, lógica de programação e informática, apresentando temas relacionados ao cotidiano do aluno.

As aulas de robótica evidenciam a necessidade, disposta no Projeto Educativo Comum (n. 26 e 27), de utilizar “as tecnologias digitais para inovação” e o “uso fluente dos múltiplos meios tecnológicos na possibilidade de transpor os limites físicos e temporais da sala de aula.”

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes testam os robôs construídos durante a aula. Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo